JornalCana

Setor sucroalcooleiro investe em novas instalações

Após a pior fase da crise financeira, as usinas de açúcar e etanol se preparam para iniciar manutenções nas instalações até janeiro de 2010, impulsionando o setor siderúrgico.

Com produção anual de cerca de 25 bilhões de litros de álcool, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) prevê que o álcool pode também voltar a liderar os postos de combustíveis no Brasil, considerando a projeção de aumento do valor da gasolina em 2010, com a elevação do petróleo no mercado internacional.

Com a recuperação do etanol, cresce significativamente a demanda de barras e tubos de aço carbono, chapas e tubos de inox por parte do setor sucroalcooleiro, o que movimenta a indústria e o mercado siderúrgico. Para a Açotubo, que trabalha também com a distribuição de tubos de condução necessários para a construção de alcooldutos e com tubos mecânicos e barras de aço necessárias para a manutenção e construção de máquinas, as usinas de açúcar e etanol farão entre o final de 2009 e o início de 2010 as manutenções de maior porte em suas instalações.

José Carlos Palopoli, gerente de marketng do grupo Açotubo, explica que geralmente as usinas de açúcar e álcool fazem as suas manutenções preventivas durante os meses de dezembro e janeiro. Porém, no ano passado, devido à crise econômica mundial, muitos desses investimentos foram protelados e, com isso, as manutenções diminuíram, sendo feitas somente as extremamente necessárias e inadiáveis.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram