JornalCana

Setor sucroalcooleiro gaúcho poderá ter três unidades produtoras

O Rio Grande do Sul poderá ter uma usina de açúcar e álcool na região central do Estado, com sede no município de São Francisco de Assis e plantações de cana que deverão abranger também áreas de Nova Esperança do Sul, Manoel Viana e São Vicente do Sul. Um estudo sobre a viabilidade sócio-econômica do empreendimento foi entregue, na semana passada, ao secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, José Carlos Brack, por uma comitiva formada pelo deputado Marcos Peixoto (PP) e prefeitos dos quatros municípios envolvidos no projeto. O grupo visitou também as Secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais.

Segundo o prefeito de São Francisco de Assis, Ademar Dal Rosso Frescura, existem quatro grandes empresas nacionais interessadas no empreendimento. O projeto prevê a construção de uma usina com capacidade de produção de 22,5 milhões de litros de álcool, com uma receita anual de R$ 14 milhões. A estimativa inicial é o plantio de 25 mil hectares, o equivalente a uma produção de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A instalação dessa unidade criará condições para a geração de aproximadamente 1,2 mil empregos diretos.

O Estado possui, atualmente, uma única usina de álcool, de porte pequeno, em Porto Xavier. No final de março, a empresa Noroeste Bioenergética anunciou oficialmente que construirá uma unidade de açúcar, álcool e geração de energia no município de São Luiz Gonzaga, que terá capacidade para a moagem de 2 milhões de toneladas de cana por ano após a implantação de todo o projeto. Os investimentos previstos, para a instalação dessa usina, são de R$ 250 milhões. Com a consolidação dos novos projetos, o Rio Grande do Sul passará a ter três unidades produtoras. Além disso, a Câmara Setorial de Cana-de-Açúcar tem avaliado o potencial e as condições necessárias para o desenvolvimento da cultura no Estado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram