JornalCana

Setor sucroalcooleiro está nas mãos dos estrangeiros, aponta estudo

Estudo da Dextron aponta ainda que a tendência é de aumento da participação do capital estrangeiro nos grande grupos

Quatro dos cinco maiores grupos sucroalcooleiros que atuam no Brasil – Cosan, Louis Dreyfus, Bunge e Guarani – possuem pelo menos 50% de controle estrangeiro. Essa é uma das conclusões de um estudo sobre a concentração de mercado no setor sucroalcooleiro desenvolvido pela Dextron Management Consulting, consultoria especializada em estratégia de negócios.

“Nos últimos cinco anos, o boom do etanol no cenário internacional e a forte posição competitiva do Brasil nesse mercado resultaram em uma série de investimentos de grupos estrangeiros no País”, explica Eduardo Chaim, consultor da Dextron que conduziu o levantamento. Ele acrescenta que, na safra 2005/2006, a situação era bem diferente. “As cinco primeiras posições do ranking de moagem de cana eram ocupadas por empresas de controle nacional: Copersucar, Cosan, Crystalsev, São Martinho e Grupo Carlos Lyra”, acrescenta.

Chaim destaca que o estudo aponta ainda que a tendência é de aumento da participação do capital estrangeiro entre os maiores grupos do setor à medida que outros novos entrantes começarem a expandir suas operações locais, entre eles ADM, British Petroleum e Noble Group.

“Os grupos estrangeiros podem fomentar o desenvolvimento do comércio internacional de etanol pela garantia de fornecimento continuado que podem assegurar e pela estrutura de exportação que possuem”, salienta o consultor.

Com estruturas profissionais e ferramentas de gestão mais modernas do que a maioria das empresas brasileiras, deverão promover um aumento generalizado de competitividade. “Tanto pela atuação como pela presença global, as estrangeiras têm maior acesso aos mercados internacionais e, portanto, estão mais bem posicionadas para capturar o crescimento do setor fora do Brasil”, conclui Chaim. As informações são de assessoria de imprensa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram