JornalCana

Setor sucroalcooleiro é destaque na atividade industrial de Goiás

O setor sucroalcooleiro desempenhou um papel importante na recuperação e consolidação da expansão da atividade industrial de Goiás que obteve uma performance positiva no ano passado. Além de registrar bons resultados em relação a 2005 – que teve um desempenho negativo -, o setor industrial goiano conseguiu os melhores resultados em algumas variáveis desde a mudança de base da pesquisa, ocorrida em 1992, que é realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

As vendas industriais, por exemplo, cresceram 10,93%, no melhor resultado desde 1993. De acordo com a Fieg, o segmento metalúrgico cresceu 68,36%, sustentado pela cotação internacional de algumas commodities de origem mineral. Na variável vendas, o setor alcooleiro teve um aumento de 16,64%, a segunda melhor marca no Estado. De modo geral, a indústria de açúcar e álcool tem sido destaque na economia goiana nos últimos cinco anos. O setor sucroalcooleiro de Goiás poderá inclusive dobrar o número de unidades produtoras até 2010, atingindo o total de 30 usinas, que exigirão investimentos em torno de R$ 5 bilhões.

Outro dado positivo da pesquisa da Fieg é o crescimento de 8,59% do emprego industrial em comparação ao ano de 2005. O setor sucroalcooleiro se destacou nas contratações em 2006, com um incremento de 19,36%. O resultado mais expressivo em relação a 2005 foi a elevação da massa industrial que teve um crescimento de 23,77%. O desempenho positivo, nesse item, está relacionado à criação de novas vagas e ao aumento de empregos em funções mais qualificadas, que pagam melhores salários. As maiores taxas de elevação no salário foram apuradas nos setores alcooleiro (31%) e de produtos alimentícios (26,44%).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram