JornalCana

Setor sucroalcooleiro contribui para aumento das vendas de máquinas

A expansão do setor sucroalcooleiro, principalmente na produção de etanol, deverá ser um dos fatores responsáveis pelo crescimento real de 50% a 60%, em 2007, nas vendas e fabricação de máquinas e implementos agrícolas em relação ao ano passado. A avaliação foi feita pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Newton de Mello, durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, em Ribeirão Preto, SP, realizada entre 30 de abril e 5 de maio.

As vendas de máquinas nesse setor – que não inclui tratores e colhedoras – já registrou um crescimento de 28,7% no primeiro trimestre de 2007 em comparação aos três primeiros meses do ano passado, de acordo com dados da Abimaq. No faturamento global, o setor cresceu 5,6% no trimestre. A isenção de IPI e Cofins, para equipamentos de irrigação, que está em votação no Senado, é outro fator que deverá ajudar a alavancar as vendas. A aprovação dessa medida possibilitará a redução do valor desses equipamentos em aproximadamente 10%.

Segundo Mello, a retomada do agronegócio está acontecendo depois do setor passar por momentos difíceis na safra 2004/05, quando a queda na agroindústria chegou a 45%, cenário que se manteve inalterado no ano passado. Em 2007, há sinais claros de recuperação e a própria Agrishow – na opinião dele – serve de termômetro para avaliar o entusiasmo do setor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram