JornalCana

Setor sucroalcooleiro ainda vai analisar proposta VE do Proinfa

O setor sucro-alcooleiro ainda está analisando os aspectos da proposta do Ministério de Minas e Energia para a definição dos valores econômicos do Proinfa (Programa de Incentivos a Fontes Alternativas). Segundo o assessor da diretoria da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), Onório Kitayama, haverá uma reunião com técnicos e empresários do setor para chegar a uma posição sobre o documento.

Ele diz que a divulgação dos valores econômicos e o início da consulta pública representam uma importante tomada de decisão do governo federal. Apesar disso, Kitayama aguarda com preocupação as discussões entre os representantes da agroindústria canavieira sobre o preço do MWh.

“O valor econômico deve ser atraente o suficiente para incentivar o empresário a diversificar o seu negócio”, afirma. O produtor não irá investir em geração de energia elétrica se a taxa de retorno for a mesma conseguida com açúcar e álcool, explica o assessor.

Ele destaca que a geração por biomassa de cana-de-açúcar fica localizada próximo do centro de consumo e pode servir como complementaridade da produção hidrelétrica. “Em São Paulo, está localizado cerca de 60% da produção da indústria da cana”, informa.

Kitayama diz que com a safra de 2003/2004, cerca de 340 milhões de toneladas, tem um potencial de 8 GW usando só o bagaço e 15 GW agregando a palha. “Vamos ouvir nossa base para chegar a um consenso”, conta.

Já no segmento de geração eólica, o diretor nacional da Gamesa, Pedro Cavalcanti, afirma que não considera o valor econômico maior para parques de baixo fator de capacidade um incentivo para a ineficiência, ao contrário do que foi informado na reportagem do CanalEnergia da última quinta-feira, dia 3 de julho.

“Uma usina de 50 MW de capacidade instalada com alto fator gera e vende mais energia. Por isso, esse preço menor não é um problema”, exemplifica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram