JornalCana

Setor se reúne com deputados em PE para criação de MPs para auxílio à produção

img5490

Uma reunião em caráter de urgência foi realizada na manhã de ontem (4/3), em Recife (PE), na sede do Sindaçúcar com deputados federais, estaduais, lideranças e produtores para discutir a situação do segmento prejudicado pela forte estiagem que atingiu a região Nordeste.

Segundo Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE, esse debate visa estabelecer diretrizes junto aos políticos para a criação de Medidas Provisórias que estabeleçam incentivos à produção de cana e etanol no Nordeste. “Somente Pernambuco perderá com a seca R$ 600 milhões em faturamento, o que equivale a queda de 30%. A safra 2012/13 deverá ser de 13,4 milhões de toneladas contra 17,4 milhões de toneladas da safra anterior e 19,13 milhões de toneladas da safra 2008/09. O Nordeste passará de 65 milhões de toneladas para 56 milhões de toneladas na safra atual”, comentou para os presentes.

Ele relatou ainda durante a reunião, que cinco usinas fecharam nos últimos cinco anos por dificuldades financeiras. “O setor é muito importante para a região nos quesitos de geração de emprego e renda e representa 12% do PIB de Pernambuco e 40% das exportações do estado”, lembrou.


Também presentes na reunião, os fornecedores de cana relataram suas dificuldades em conquistar a subvenção econômica do texto da MP 587. “Os produtores de cana de todo Nordeste, principalmente Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, estão passando dificuldades com as quebras de safra provocadas por uma das piores estiagens dos últimos anos. Eu perdi mais de 40% de minha produção e meu faturamento está totalmente comprometido. Estamos muito desanimados com toda essa situação e não sei como vou saldar minhas dívidas com os bancos e nem como vou investir na nova safra”, explica um produtor nordestino que preferiu não se identificar. 



Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram