JornalCana

Setor retoma expansão no Nordeste com planejamento e tecnologia

A Usina São João, instalada em Santa Rita (PB) estima para a safra 2.003/04 uma produção 20% superior em relação à safra passada. É o primeiro resultado de um projeto de expansão planejada em etapas que já consumiu R$ 10 milhões, devendo ser concluído nos próximos dois anos. “Estamos investindo de acordo com as tendências e potencialidades dos novos mercados”, explica o diretor-presidente da usina, Eduardo Ribeiro Coutinho.

Em Alagoas, a Cooperativa Pindorama (Coruripe) colocou em operação definitiva nos últimos dias de novembro do ano passado os resultados de investimentos na ordem de R$ 13 milhões e que permitiram a transformação da unidade produtora de álcool numa usina que passa também a produzir açúcar. Nas demais unidades produtoras alagoanas o perfil de expansão é idêntico: investimentos planejados e metas sendo garantidas na eficiência e produtividade.

Entre as usinas e destilarias de Pernambuco a postura do setor não é diferente. A Usina Petribu (Lagoa da Itaenga) esta investindo nesta safra em vários sistemas relacionados com a Tecnologia de Informações (TI). Entretanto o que está sendo de maior impacto é a implantação da logística do suprimento físico da cana. “O objetivo na implantação é a redução de custos nas atividades de carregamento e transporte através do aumento da produtividade das carregadoras, dos tratores e dos caminhões aliados com a preservação da socaria”, afirma Gilvan Gomes Falcão Junior, gerente de (TI) Tecnologia da Informação do Grupo Petribu.

Para o presidente do Sindaçúcar/PE (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool em Pernambuco), Renato Cunha, os empresários do setor estão fazendo a sua parte, buscando eficiência e produtividade através de modernização tecnológica e incremento do manejo agrícola. “Precisamos, agora, viabilizar projetos das PPP’s (Parceria Pública Privada) que possam tornar dinâmico o processo de expansão da atividade sucroalcooleira em todo Nordeste”, afirma ele.

O papel das entidades representativas em prol do setor também está sendo desempenho pelo presidente do Sindaçúcar/Al ((Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas), Pedro Robério. Seu empenho, como os demais em todo Nordeste, reveste da determinação de ampliar os mercados para o setor, consolidando os negócios externos do açúcar e abrindo novas fronteiras para o álcool. Além disso, está determinado em demonstrar a importância da atividade sucroalcooleira na macro e micro estrutura econômica e social. Na Paraíba, o presidente do Sindaçúcar, Eduardo Ribeiro Coutinho, revela preocupação com a confirmação das PPP’s (Parceria Pública Privada) no processo de expansão do setor, mas se coloca como um otimista.

Leia na edição de janeiro do JornalCana Nordeste reportagens sobre a história do setor no Nordeste e os investimentos que estão fazendo as usinas e destilarias nordestinas, e ainda qual política de atuação das entidades representativas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram