JornalCana

Setor pode participar de programa de produção de energia alternativa

O setor sucroalcooleiro pode ter importante participação na produção de energia alternativa para o País. A estimativa do governo é que até 2004, 5% da capacidade de potência do sistema energético do Brasil seja oriunda de fontes renováveis. Para isso, o Ministério de Ciência e Tecnologia lançou o Programa Brasileiro de Sistemas de Célula a Combustível.

O desenvolvimento de sistemas de células a combustível representa uma alternativa de energia limpa, ou seja, não poluente, capaz de reduzir em até 40% a emissão de poluentes no ar. Estudos do governo mostram que o País tem um potencial de geração de energia de 155,8 mil MW de fontes alternativas, sendo 143 mil MW oriundos do vento (eólica), 9 mil MW de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e 3,8 mil MW de biomassa, como por exemplo, o bagaço da cana-de-açúcar.

A célula a combustível é um equipamento capaz de promover a conversão eletroquímica de combustíveis (gás natural, nafta, etanol, metanol ou outros produtos químicos) em energia elétrica, com maior eficiência energética e liberação de água em vez de elementos poluentes, como o gás carbônico (CO2).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram