JornalCana

Setor lamenta a perda de Vinício Tavares de Melo

Empresário foi responsável pelo sucesso da Usina Olho D’água, no Nordeste

Vinício Tavares de Melo faleceu, neste domingo (26), de causas naturais, aos 98 anos. Considerado um visionário, Vinício foi um profundo conhecedor da cultura de cana-de-açúcar, tornando a Usina Olho D’água no município de Camutanga, na Zona da Mata de Pernambuco, um grande sucesso.

Melo era formado em química industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e filho de Arthur Tavares de Melo, fundador do Grupo Tavares de Melo (GTM), um dos maiores grupos empresariais do Nordeste, dono de grandes marcas de sucesso como sucos Maguary, Sorvane, sandálias Dupé, entre outros, nos setores de calçados, embalagens, geração de energia e combustíveis.

LEIA MAIS > CEO da Clealco revela plano estratégico para a safra atual

Além da Usina Olho D’água, o grupo também mantinha produção canavieira em outros Estados, com as empresas Usina Estivas/RN, (1969); Destilaria Giasa /PB (1971); Usina Passa Tempo/MS (1982); Usina Maracaju/MS (1985) e Agroarte, pela qual administrava a área agrícola do grupo.

Para Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e presidente executivo da NovaBio, os Tavares de Melo representam com dignidade, ética e empreendedorismo a presença inovadora dos pernambucanos da indústria da cana-de-açúcar. “O doutor Vinício de Melo é parte um dos principais protagonistas do grupo, tendo construído uma família bem estruturada que representa a excelência em gestão privada no agronegócio e em outras segmentos”, afirmou.

LEIA MAIS > Diretora da BP Bunge conta como a estratégia de SSMA do grupo foi reinventada

Cunha ressalta ainda que o grupo se destacou no setor sucroenergético não só no Estado pernambucano, mas para outras regiões também, inclusive no setor de alimentos. “O grupo sempre teve presença marcante nas economias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Piauí”, lembrou.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram