JornalCana

Setor investe no combate ao tabagismo e alcoolismo

No dia 19 de agosto um boneco em forma de cigarro percorreu todos os setores da Cia. Energética Santa Elisa (Sertãozinho – SP), uma iniciativa repetida anualmente no Dia Internacional de Combate ao Tabagismo. Duas semanas depois, confirma o médico do Trabalho da empresa, Marcos Fabris Zamoner, mais de 50 pessoas já haviam procurado o serviço de saúde que ele coordena para abandonar o cigarro. Este é apenas um dos projetos que integram os programas Gente Saudável e Qualidade de Vida. Em ambos, é prioridade o combate ao fumo, às drogas e ao álcool.

Todo ano, antes do carnaval, por exemplo, realizamos palestras e

distribuímos materiais informativos alertando sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e Aids e advertimos sobre os prejuízos do alcoolismo, afirma Zamoner. Não só em datas específicas a preocupação com a saúde dos funcionários se faz presente na empresa. O serviço de saúde acompanha o dia-a-dia dos funcionários e interfere quando o alcoolismo é verificado na rotina de um determinado funcionário.

Em outras empresas estas ações de responsabilidade social diante da

dependência química também vêm sendo desenvolvidas. É o caso da Usinas Itamarati (MT), onde há dois anos foi implantado o programa De Bem com a Vida, destinado, entre outras tarefas, a orientar funcionários, seus familiares e moradores das comunidades onde a empresa tem unidades instaladas sobre os prejuízos pessoais, profissionais e à saúde do hábito do tabagismo e do alcoolismo. O consultor e gerente de recursos humanos da empresa, José Darciso Rui, confirma que a implantação do programa teve caráter mais preventivo.

Leia matéria completa sobre os programas de combate ao tabagismo, drogas e alcoolismo na edição deste mês do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram