JornalCana

Setor investe em programas sociais no MS

A responsabilidade social é um dos pilares do setor no Estado no Estado do Mato Grosso do Sul, e cada unidade implantou programas que atendem desde os funcionários, sua família até a comunidade onde a usina está instalada. Juntas, as nove unidades garantem 15 mil empregos diretos e outros 45 mil indiretos. A afirmação é do diretor executivo do Sindalcool (Sindicato da Indústria da Fabricação do Açúcar e do Álcool do Estado do Mato Grosso do Sul), Isaias Bernardini.

Um dos exemplos está no Grupo Tavares de Mello, que possui ambulatório médico atuando 24 horas por dia, mantém convenio educacional com as Prefeituras dos municípios onde estão as unidades estão instaladas, oferecendo ensino a jovens e adultos em nível de 1º e 2º graus, aos seus funcionários, dependentes, além de moradores da Região, pois as escolas se tornaram referencia no ensino.Além disso, em parceira com a Gran Sapore, fornece aos seus funcionários, inclusive aos trabalhadores rurais, alimentação nutricionalmente balanceada, e possui ainda Agrovila, com ampla estrutura, oferecendo supermercado, farmácia, lojas em geral, além de clube recreativo.

Outro empresário do setor, Benedito Coutinho, confirma 2,3 mil empregos diretos nas usinas Santa Helena e Santa Fé, e confirma o programa Anjos da Guarda, projeto pessoal implantado há cinco anos e que atende cerca de 400 crianças de 4 a 16 anos, oferecendo educação, alimentação, esportes e atendimento médico e odontológico. Aos funcionários e seus filhos, bem como moradores das comunidades das duas usinas, garante cursos profissionalizantes. Ele anuncia ainda ter erradicado o analfabetismo entre os funcionários, beneficiando com bolsas de estudo os interessados em cursos de nível superior, confirmando para este ano a implantação num programa de participação nos lucros.

No Grupo José Pessoa também se demonstra como o setor assumiu a responsabilidade social no Mato Grosso do Sul. A Usina Debrasa é uma Empresa Amiga da Criança, selo conferido pela Fundação Abrinq por sua atuação na erradicação do trabalho infantil. A usina é apenas um dos pólos das atividades sociais do Grupo J. Pessoa. Ali foram implantados os programas “Criança Feliz”, “Projeto Meu Leitinho” e “Aprendiz do Futuro”, entre outros, que consistem na assistência à criança e ao adolescente (reforço escolar, alimentação e aprendizagem profissional aos filhos dos funcionários e das famílias da comunidade, sem contar atendimento médico e odontológico). O grupo também tem trabalhos de responsabilidade social voltado para a preservação do meio ambiente.

O Projeto Criança Feliz, outro de responsabilidade social nas usinas do Grupo José Pessoa, oferece educação e lazer para as crianças e jovens fora do período escolar”. Hoje não se vê apenas bóias-frias. Neste novo cenário tem crianças saudáveis em salas de aula de pintura, bordado, dança e até inglês e espanhol. Foram também implantados em todas as unidades cursos profissionalizantes, como o de computação. Tem ainda escolinha de futebol, capoeira e modelagem. Está sobrando também mais tempo para os pais recomeçarem suas vidas. Eles também podem fazer curso de alfabetização e o grande desafio da empresa é erradicar o analfabetismo da comunidade até o próximo ano.

Veja matéria especial sobre o setor no Mato Grosso do Sul na edição deste mês do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram