JornalCana

Setor industrial gerou 9 mil postos de trabalho em outubro, diz Fiesp

O nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo cresceu 0,42% em outubro. Os dados são do levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(Fiesp) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que constatou a geração de 9 mil novos postos de trabalho no mês passado. O acumulado de 12 meses apresentou 97.000 empregos, e no ano, foram computados 184.000.

O açucar e o alcool não apresentaram variações significativas no último mês (apenas uma baixa de -0,06% (cerca de 1.300 empregos).

“De 2003 para cá, o ano que mais se destacou em geração de trabalhos foi o de 2004, mas o ano de 2007 vem logo depois, também apresentando certo destaque neste quesito, diferenciando-se bastante do comportamento que tivemos nos anos de 2003, 2005 e 2006”, comentou o deputado Paulo Francini.

Os índices da Fiesp diferem um pouco em relação aos demonstrados por outras instituições como Caged e Pimes, pois cada instituto leva pontos particulares em consideração. “Ficamos satisfeitos, pois os nossos números não se distanciam quase nada dos apresentados pelo Caged”, disse o deputado.

Quanto ao nível de destaque no mês de outubro, o setor que apresentou mais sucesso foi o de madeira (2,38%), seguido por couros e calçados (1,44%) e celulose e papel (1,14%). Se considerarmos o acumulado no ano, o que mais se destacou foi o setor de álcool e açúcar, com crescimento de 35%, seguido por alimentos e bebidas, com +29%. “No acumulado de 12 meses já temos os trabalhadores que deixam o setor de açucar e alcool , levando tal setor ao terceiro lugar, dando a primeira colocação para equipamentos de transporte e máquinas e equipamentos”, explicou Francini.

Quanto a evolução das regiões, no estado de São Paulo, Limeira (1,63%), Mogi das Cruzes (1,52%) e Matão (1,46%) apresentaram maior destaque, e Araçatuba (-0,38%), Cubatão (- 0,36%) e a Capital ( -0,32%) foram as que apresentaram as piores posições.

Os fatores de influência em Limeira foram o desenvolvimento da metalúrgica, com crescimento de 6,5% e de outras indústrias com +2,7% . Em Mogi das Cruzes, houve influência da área têxtil, com 5,5% e da área de produtos químicos, com 4,15% de alta. Já em Matão a evolução se deu pela metalúrgica (11,8%) e pela parte de alimentação (1,4%).

Segundo o deputado, os resultados negativos foram pouco significativos.

Durante o ano, cerca de 54% dos empregos foram criados fora da área de cana de açucar e 46% foram dentro de tal área.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram