JornalCana

Setor ganha curso de etanol celulósico, MTA e aulas a distância

Com a carência de mão-de-obra qualificada no setor, cresce o número de cursos e treinamentos na área sucroenergética, inclusive algumas entidades e empresas têm investido nesse mercado. O curso inédito sobre etanol celulósico é um exemplo disso, e está sendo lançado em Ribeirão Preto (SP), com o objetivo de capacitar profissionais que atuam em usinas e de fornecedores de equipamentos. Segundo os organizadores, esse é o primeiro curso presencial do mundo sobre etanol celulósico ou de segunda geração. Composto por três módulos, o Curso de Formação e Capacitação em Etanol Celulósico possui em seu programa, temas técnicos, de gestão da produção e de análise da eficiência do processo. Esse conteúdo será apresentado em 40 finais de semanas, quinzenalmente aos sábados, das 8h30 às 17h e está previsto para iniciar em 2013.

img7265

De acordo com o professor e coordenador da Rede de Tecnologia Sucroenergética (RTSE), responsável pelo curso, Prof. Dr. Henrique Baudel “as usinas brasileiras já começaram a se adequar e, pelas parcerias que vêm sendo firmadas com empresas estrangeiras, o etanol celulósico elevará significativamente o patamar de produtividade nesse mercado”. Mais informações: contato@balbinotreinamentos.com.br ou pelo telefone (16) 3021-0025.

A Biocana também abriu inscrições este ano para o MTA (Master of Technology Administration) em Gestão Industrial Sucroenergética, ministrado através da parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O curso tem duração de um ano e oito meses, com aulas quinzenais em Catanduva, aos sábados. Para a presidente da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza, esta parceria com a UFSCar tem auxiliado a resolver um dos gargalos do setor, a falta de mão de obra especializada.

No final de 2012, o executivo Tadeu Andrade, ex diretor de Pesquisa & Desenvolvimento do CTC, lançou o portal Universidade Canavieira (http://www.universidadecanavieira.com.br/home/), com mais de 50 cursos à distância, destinados a profissionais do segmento sucroenergético.

Andrade adianta que o módulo de cursos oferecido pela Universidade Canavieira está dividido nos grupos Agrícola, Autodesenvolvimento, Documentários, Industrial, Laboratório, Meio Ambiente e Programas de Orientação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo endereço http://unicanavieira.atenalms.com.br. 

img7266

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram