JornalCana

Setor ganha analisador para concentração de açúcar no caldo 100% nacional

2004-06-30 Canavial Santa Helena GO (8)Engenheiros da Faculdade de Ciência e Engenharia de Montes Claros (Facit) desenvolveram um analisador bioquímico para detectar a concentração de açúcares em caldo de cana. O grande ganho, segundo os especialistas, é que o setor não precisará mais importar esse tipo de equipamento, essencial para analisar a qualidade dos produtos da indústria sucroenergética.

O projeto é apoiado pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII), do Sebrae e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Os analisadores bioquímicos são sistemas projetados para determinar diferentes componentes químicos e/ou outras características em amostras bioquímicas, como por exemplo, a concentração de açúcar, segundo os engenheiros.

No Brasil, as indústrias sucroenergéticas chegam a realizar 500 análises por dia, pois esse método é que permite o pagamento da cana pelo nível de ATR.

Pensando em reduzir os custos na compra de equipamentos importados que chegam a custar US$ 70 mil, os engenheiros William James Nogueira Lima, Paulo Fernando, Rodrigues Matrangolo, Paulo Ricardo Durães Silva e Daniel Neri desenvolveram um analisador bioquímico por injeção em fluxo, utilizando tecnologia nacional.

“Queremos desenvolver uma tecnologia para fabricação desses equipamentos com preços mais acessíveis que os equipamentos importados. Nosso objetivo é criar um sistema automatizado para determinação de açúcares em caldo de cana-de-açúcar, vinhos e mosto, mas que seja simples e robusto”, explica William James Nogueira Lima, engenheiro químico que coordena o projeto.

O software de controle do equipamento já foi desenvolvido. Ele vai permitir incorporar precisão e rapidez ao produto. O desenvolvimento
do protótipo está sendo feito em parceria com a BTS Tecnologia, empresa de biotecnologia.

Apesar da fase inicial do projeto estar focada nas usinas de açúcar e álcool, outras indústrias e setores podem ser potenciais clientes do analisador bioquímico nacional.

Programa PII

O analisador bioquímico nacional está entre os 16 projetos de quatro universidades e centros de pesquisa do Norte de Minas que integram o Programa de Incentivo à Inovação (PII).

Promovido pelo Sebrae e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o PII estimula a criação de novas tecnologias, produtos e processos inovadores para o mercado, a partir do conhecimento gerado nas instituições de ensino. O programa, criado em 2006, já foi realizado em universidades, faculdades e centros tecnológicos de Lavras, Itajubá, Juiz de Fora, Viçosa, Uberlândia Montes Claros e Belo Horizonte.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram