JornalCana

Setor equatoriano celebra safra recorde e quer produzir mais etanol

img7537

O setor canavieiro equatoriano esmagou em 2012 quase 600 mil toneladas de cana, um recorde nacional, e neste ano a expectativa é semelhante. Das sete usinas, sendo três de grande porte, uma delas chegou a produzir 4 milhões de sacas de açúcar (50kg), de acordo com Raúl Castillo, diretor geral do Cincae – Centro de investigação da cana-de-açúcar do Equador.

“No último ano tivemos bastante luminosidade e uma distribuição de chuva muito boa, desde meados do mês de junho. A temperatura também se manteve favorável. Tais fatores foram fundamentais para alcançarmos recordes de produção”, explica Castillo.

No setor equatoriano, 98% da produção de açúcar supre a demanda interna – o que oferece uma boa margem de preços. O excedente é exportado, conforme informa Raúl Castillo, que é doutor da filosofia em agronomia.

“Ainda não temos uma competência semelhante a países como Colômbia e Peru, mas caminhamos, a passos largos, para estabelecer-nos como produtores evidentes”, acredita Castillo.

Os recordes de produção no setor equatoriano, tem impulsionado o governo local a estimular a produção de etanol. Raúl Castillo revela que há um projeto tramitando no governo, que pretende destinar 50 mil hectares da região agricultável do país para produção de biocombustível.

“O governo está dialogando com produtores de áreas de cultivo alimentício, que não estão obtendo boa produtividade, para que plantem cana somente para produção de etanol. O governo também quer subsidiar a instalação de destilarias nas unidades”, divulga o agrônomo.

Evento abordará melhorias para produção de açúcar

De acordo com Raúl Castillo, a Aeta – Associação dos Tecnólogos Açucareiros do Equador, realizará de 18 a 20 de setembro, o Congresso Nacional de Cana-de-açúcar e Derivados. O evento contará com uma exposição, com estandes de mais de 40 empresas nacionais e internacionais. Terá também a presença do cluster de empresas do Apla – Arranjo Produtivo Local do Álcool. Além disto, serão apresentados no evento mais de 70 trabalhos técnicos.

“Os desafios agrícolas em países sul americanos, como Colômbia, Peru e Equador, estão principalmente alocados no manejo agrícola. No equador, por exemplo, buscamos sanar estes problemas através da obtenção de novas variedades”, afirma Raúl Castillo.

Para ele, investimentos na fertilização e manejo de herbicidas também são fundamentais. “Hoje trabalhamos com variedades resistentes as principais enfermidades da cana”, certifica.

“Com relação a indústria equatoriana, os técnicos estão desenvolvendo novidades, como: novos sistema de clarificação, e a utilização de um difusor. Tudo isto será demonstrado durante o evento”, anuncia Castillo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram