Mercado

Setor defende 30% de aumento na mistura, mas presidente nega

img10102

No mês passado, uma conversa informal sobre a mistura de etanol na gasolina rondou o Palácio do Planalto. Alguns líderes do setor sugeriram aumentar em 30% o percentual de etanol na gasolina, como forma de minimizar os impactos dos baixos preços negociados na atualidade e os efeitos da crise financeira, segundo uma fonte que participou do debate. Esta semana, a Unica fez o pedido formal ao Ministério de Minas e Energia (MME) com proposta de 27,5%, ante os 25% atuais, para entrar em vigor à partir de 1º de maio.

“Na ocasião, a presidente Dilma bateu o pé e disse que 30% não seria uma boa opção, mas poderia estudar os 27,5% de aumento”, ressalta. Mas a fonte garante que em contrapartida, há uma preocupação por parte do setor. “Com a estiagem que aflige o Centro-Sul será que o setor terá estoques suficientes até o início da safra para atender o aumento da demanda? As associações do segmento garantem que sim, porém vamos aguardar”, lembra.

A última mudança na mistura ocorreu em 1º de maio de 2013, quando o percentual de etanol na gasolina passou de 20% para 25%. “Agora temos que torcer para o clima ajudar a produtividade”, confirma.

img10100

Banner Revistas Mobile