JornalCana

Setor de grãos tenta driblar crise

Desenvolver produtos com mais tecnologia, que resultem em economia, ou menos tecnificados, porém mais competitivos. Em tempos de crise, a indústria de máquinas e implementos – os maiores produtos negociados em feiras agrícolas – precisa ser criativa para atrair os produtores, principalmente os de grãos. Na Agrishow Ribeirão, o desafio é retomar o crescimento de vendas de tratores e máquinas agrícolas, que despencou 38,5% em 2005, em relação a 2004. Mesmo assim, as indústrias acreditam: a agricultura é cíclica e a crise vai passar. Haverá uma retomada. Por isso, continuamos investindo em novos produtos, diz o gerente de Marketing da Case, Fábio Borgonhone.

COLHEDORA

Na Agrishow Cerrado, a Case IH fez o pré-lançamento de dois produtos para grãos. Agora, em Ribeirão Preto, as novidades serão lançadas oficialmente, entre elas uma colhedora de grãos com tanque de maior capacidade. O produtor tem mais autonomia no campo, colhe 30% a mais de grãos em cada passada pela lavoura. Com isso, economiza combustível e tempo, diz Borgonhone. O outro lançamento é um pulverizador autopropelido.

Na New Holland, a estratégia também é a economia, conforme o gerente de Marketing, Marcos Arbex. A principal novidade da empresa é a renovação da linha de tratores abaixo de 100 cavalos, que agora têm motor nacional. Isso reduzirá o custo de manutenção e o operacional, diz Arbex. Para máquinas acima de 100 cavalos, a empresa reduziu os atributos eletrônicos. Os tratores estão com preço mais competitivo. Embora o foco da John Deere seja voltado para a cana, a empresa lançará dois produtos: uma linha de plantadeiras e uma colhedora de grãos. O gerente-regional de Vendas, José Luiz Coelho, destaca que as novidades tentam atender às necessidades do produtor de grãos, oferecendo melhor relação custo-benefício.

ADEQUAÇÃO DE CUSTOS

O setor de grãos representa 30% das vendas da Valtra. Temos certeza de que a crise é passageira, diz o diretor de Marketing, Leandro Marsili. Por isso a empresa participará de todo o circuito Agrishow. Temos mantido o nível de vendas. Registramos queda de menos de 1%. O setor canavieiro, principalmente, tem evoluído e está compensando a queda nos grãos. Em Ribeirão, Marsili diz que a Valtra fará três lançamentos, sem, porém, revelar detalhes. A Massey Ferguson também aposta na tecnologia. Vamos dar ênfase na agricultura de precisão e na tecnologia embarcada, diz o diretor de Marketing, Fábio Piltcher. Na Agrishow, a empresa vai apresentar novas versões de seus tratores série 670 e 650 HD, para atrair o agricultor que precisa renovar a frota, facilitando, inclusive, os meios para tornar viável o investimento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram