JornalCana

Setor continuará sendo grande gerador de empregos, conclui livro

Mesmo com expressivas reduções na demanda de mão de obra devido à mecanização, o etanol de cana continuará sendo bastante intensivo em trabalho. Essa é a conclusão da publicação “Açúcar Ético”, fruto do III Seminário Açúcar Ético “Direitos sociais, ambientais e manejo responsável no setor sucroalcooleiro”. Devido a crise financeira mundial, o setor sucroenergético foi obrigado a reduzir suas contratações, mas não perdeu sua característica de grande empregador, avalia o livro. Prova disso é que no segmento canavieiro foram geradas de janeiro a junho de 2009, 71.967 novos postos de trabalho. No mesmo período em 2008 e 2007, foram gerados respectivamente, 93.284 e 117.221 novos empregos, conclui.

Segundo a publicação, o modelo brasileiro, aperfeiçoado por décadas e com novas possibilidades de se expandir com produtividade e eficiência, está a disposição de países que, por sua demanda de combustíveis, desejam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e diversificar suas fontes de suprimento energético.

O livro tem por objetivo demonstrar a possibilidade de diálogo social no segmento, promovida pela Ong Açúcar Ético desde 2003. “Queremos apontar o caminho da reflexão à construção de uma relação mais justa e democrática entre todos os atores do processo produtivo sucroenergético”, diz o presidente da Ong, Olivier Genevieve.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram