JornalCana

Setor canavieiro é o que mais contribui com PIB na Paraíba, diz deputado

Durante discurso o “Seminário Águas do Rio São Francisco: sustentabilidade sócio-econômica-ambiental na Paraíba” , realizado, recentemente, na UFPB, o deputado estadual Assis Quintans (DEM) discutiu a relevância do setor sucroenergético para economia no Estado. “Eu desafio qualquer outro segmento do setor primário a provar que gera mais renda e mais influencie no PIB do Estado do que o setor canavieiro”.

De acordo com Quintans, a transposição das Águas do Rio São Francisco deve contribuir para o desenvolvimento do setor canavieiro e, consequentemente, gerar ainda mais desenvolvimento no campo. Em épocas de safra, por exemplo, o setor canavieiro paraibano emprega cerca de 35 mil trabalhadores.

O deputado Assis Quintans lembra ainda que há “um atraso” no modo de pensar sobre o cultivo da cana-de-açúcar no Estado. “Temos que ter coragem para acabar com esta demagogia que se criou em torno do setor canavieiro. Nós, do quadro político, devemos dar apoio aos plantadores de cana do Estado”, afirma.

Ele espera que a transposição contribua expressivamente para aumentar a produtividade do setor para que o meio rural tenha mais desenvolvimento econômico, emprego e renda.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Jorge, é importante que a entidade ocupe esses espaços de discussões para fortalecer a imagem da cana como a cultura que mais gera emprego e renda e para tentar desmistificar a imagem do setor como a vilã da agricultura.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram