Usinas

Setor canavieiro anuncia manifestação nacional

Setor canavieiro anuncia manifestação nacional

Um encontro realizado nesta quinta-feira, 3, entre representantes do setor canavieiro e políticos resultou no anúncio de uma manifestação em favor do etanol. Foram definidas algumas reivindicações, sendo a principal delas o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27,5%. O setor também reclama do sucateamento de toda a cadeia produtiva e da falta de políticas governamentais em favor da cana.

Ficou acertado que haverá uma série de atividades em 24 de abril, definido como ´Dia Nacional em Defesa do Etanol´. Tudo foi deliberado na reunião realizada na sede da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), em Piracicaba.

Estiveram presentes os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB), que também preside a Amcesp (Associação dos Municípios Canavieiros do Estado de São Paulo), além Arnaldo Jardim e Roberto Morais, ambos do PPS e integrantes de frentes parlamentares que defendem o setor.

Canavieiros aproveitaram para narrar o drama que garantem viver, afundados em dívidas e sem socorro governamental, o que torna a produção cada vez mais difícil. Para Thame, todas as tentativas de diálogo foram inúteis e o governo não se mexeu para atender aos pedidos de socorro do setor. ´E isso exige uma ação mais contundente´.

Arnaldo Jardim falou que o foco das manifestações incluem a definição de uma tributação diferenciada para o setor, incentivo ao desenvolvimento de programas de tecnologia automotiva e a disseminação da bioeletricidade.

Crise

Na semana passada, duas usinas fecharam no interior paulista e até o final do ano outras 12 estariam correndo o risco de encerrar suas atividades. O presidente da Orplana, Manuel Ortolan, falou que os organizadores do movimento vão se reunir agora para definir os detalhes e a uniformidade do movimento. O setor também prepara uma manifestação em Brasília, no dia 13 de maio.

Fonte: Agência Estado

Banner Revistas Mobile