JornalCana

Setor agrícola quer teto para os subsídios

Representantes do agronegócio brasileiro também estão em Genebra para acompanhar de perto as negociações e pressionar o governo na busca por níveis de ambição superiores aos que constam no documento Modalidades Agrícolas, que deverá servir de base nas negociações dessa semana. Entre as principais bandeiras do setor está a defesa de um teto de subsídios por produto.

“Os custos estão aumentando tanto quanto os preços e isso vai afetar muito o processo de negociação. Eles vão para a reunião sabendo que a agricultura passa por um período de urgência, o que deve criar uma disciplina para que os subsídios excessivos sejam eliminados”, avalia Matheus Zanella, técnico da Comissão Nacional de Comércio Exterior da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), presente em Genebra.

Entre outras demandas do setor, o técnico destaca a eliminação do mecanismo de salvaguardas e de percentuais de linhas tarifárias de produtos especiais isentas de cortes. A principal preocupação se dá em relação ao complexo carnes, leite e etanol.

Segundo Zanella, o setor privado avalia essa reunião como a última oportunidade para o fechamento de um acordo na Rodada de Doha em 2008, sob a pena de reduzir a importância da OMC.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram