JornalCana

Seprotur vistoria usina 100% mecanizada em mato grosso do sul

Com 2.170 empregos e abandono completo das técnicas da queima e corte manual, iniciou suas atividades em Mato Grosso do Sul mais uma usina de açúcar e álcool 100% mecanizada, do plantio a co-geração de energia.

A usina Angélica Agroenergia S/A, foi vistoriada nesta quarta-feira (01), por técnicos do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), para efeito da emissão do Certificado de Beneficio Fiscal.

Segundo o relatório da vistoria in-loco do CDI/Seprotur, o empreendimento em Angélica, a 323 km da Capital, está instalado e em operação em imóvel da usina, com frota própria de 263 veículos, dos quais 212 a diesel combustível que será adquirido preferencialmente no município e possui índices de produção compatíveis com os previstos no Projeto de Viabilidade Econômico Financeiro apresentado.

A usina, que possui invest! imentos de ordem R$ 400 milhões na planta industrial, de acordo com a vistoria – além de realizar todo o cronograma acordado – no quesito empregos gerados, está acima da previsão inicial, ou seja, de 1800 empregos diretos.

O superintendente de Indústria, Comércio e Turismo da Seprotur, Jonathas Camargo, enfatiza que os trabalhos fazem parte do procedimento final previsto na legislação estadual que concede incentivos fiscais. Ele afirma que foi constatada a grande contribuição desta empresa para o desenvolvimento da região de Angélica.

Principalmente pela geração de empregos e renda para a população, declara, lembrando que dos empregados contratados, 900 residem em Angélica, e os demais, nos municípios de Deodápolis, Jateí, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul.

Camargo também ressalta que o setor sucroalcooleiro sul-mato-grossense, utiliza-se do que há de mais moderno em termos tecnológicos, e o que é mais importan! te, completamente adequado à legislação ambiental. Sem passivos e promovendo o desenvolvimento sustentável, afirma.

A capacidade inicial da planta industrial será de 500 mil litros de álcool/dia, mas, está projetada para a produção de até um milhão de litros/dia.

Quanto a energia elétrica por meio da co-geração, a empresa já conta com linha de transmissão até a rede de distribuição da Enersul, com 20 km de extensão.

Camargo comenta ainda que a partir do momento que estiver a plena capacidade, a energia gerada na unidade será suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Dourados, que de acordo com o IBGE possui 182 mil habitantes.

Outro dado importante deste processo industrial é a transformação que começa a surgir e o desenvolvimento local. Dados da Seprotur revelam que o município de Angélica, onde se registrava um processo de redução da população nos últimos anos de 17 mil habitantes para 8 mil a partir de agora, assiste ao renascimento da eco! nomia local em função direta da usina. Além dos muitos empregos gerados, diversas setores, dentre eles o transporte dos funcionários, alimentação, e demais serviços, ampliam as oportunidades de trabalho e renda.

Além da usina em Angélica, o CDI/MS também realizou vistoria na Central Energética Vicentina Ltda., localizada no município de Vicentina, a 246 km da capital. Camargo revela que a usina em questão, está operando com 338 funcionários diretos e ainda 580 indiretos da área agrícola. Fomentando a economia local em todos seus segmentos, conclui. As informações partem da Seprotur/MS.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram