JornalCana

Senai de MS terá faculdade de tecnologia

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Marcolino Longen, anunciou para este ano a instalação da Faculdade de Tecnologia do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Campo Grande que possibilitará ao aluno do Estado toda a cadeia técnica, desde a formação de mão-de-obra e qualificação até cursos técnicos e nível superior.

“O Ministério da Educação (MEC) já aprovou todos os pareceres, criando oficialmente a faculdade”, informou, lembrando que o regimento da Faculdade de Tecnologia do Senai de Campo Grande foi aprovado em agosto de 2006 pelo Conselho do Senai/MS.

Longen explica que a proposta da faculdade será ministrar cursos superiores, tanto de graduação/formação de tecnólogos quanto de pós-graduação para formar profissionais para atuação em funções gerenciais ou de supervisão especializados em diferentes processos produtivos industriais. Nos últimos anos, a demanda por essa modalidade de ensino tem crescido, principalmente na oferta de cursos de graduação e de pós-graduação.

Na graduação predomina a oferta nas áreas de têxtil/vestuário, eletroeletrônica e metal-mecânica, enquanto na pós-graduação cerca de um terço dos cursos está relacionado à área de gestão.

O presidente destaca que o Estado passa por um momento inédito de crescimento da atividade industrial, com a chegada de inúmeras grandes empresas que trarão consigo uma infinidade de pequenas e médias empresas e o Senai é referência mundial na formação e qualificação de mão-de-obra, tendo se colocado em segundo lugar na competição internacional de World Skills realizada no ano passado, no Japão, onde o Brasil competiu com alunos do mundo inteiro.

Perspectivas

Além de anunciar para este ano a instalação da Faculdade de Tecnologia do Senai de Campo Grande, o presidente da Fiems também destacou que 2008 será um ano de boas perspectivas para o setor industrial. Na avaliação dele, os setores que devem despontar na indústria de Mato Grosso do Sul são alimentação, metal-mecânico, vestuário e tecelagem, calçados, moveleiro e do álcool.

Longen destaca que agora os esforços são para que os produtos aqui produzidos tenham maior valor agregado, principalmente no setor da carne que já iniciou esse processo e, em breve, poderá já sair industrializada do Estado.

“Muitas empresas virão para Mato Grosso do Sul e a industrialização do nosso Estado é um processo irreversível”, garante, completando que a expansão da siderurgia e do etanol e a vinda do setor de celulose e papel mostram um Estado industrializado ou em processo de industrialização.

O presidente da Fiems reforça que os municípios se preparam para capacitar mão-de-obra e, com a instalação da maior fábrica de celulose e papel do país, Mato Grosso do Sul reforça a mudança da matriz econômica e avança para consolidar a industrialização. “Agora, os municípios precisam oferecer qualidade de vida para os funcionários das empresas que estão se instalando e nós estamos prontos para dar total apoio a essa demanda”, assegura.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram