JornalCana

Senador baiano alerta para déficit de energia

Ao citar relatório dos técnicos Bolívar Pego e Carlos Álvares da Silva Campos Neto, ambos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) alertou para o risco de racionamento de energia elétrica no país nos próximos três anos.

Mesmo com os investimentos no setor previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o parlamentar acredita que o Brasil continuará a correr um sério risco de “apagões” devido ao déficit de energia que se prenuncia.

De acordo com Antonio Carlos Júnior, o relatório – denominado “O PAC e o setor elétrico: desafios para o abastecimento do mercado brasileiro” – questiona se o crescimento da oferta de energia resultante das ações programadas será suficiente para atender ao crescimento da demanda prevista até 2013.

“Segundo foi informado, a situação deverá estar crítica a partir de 2010. Dados indicam que o setor apresentará risco de déficit de 4,5% no ano. Já em 2011, a previsão desse déficit é de 10%, o dobro do que o mercado aceita como limite”, advertiu o senador.

O parlamentar pela Bahia sugeriu a adoção, em curto prazo, de medidas alternativas para evitar um desastre no setor. Dentre elas, destacou a utilização de reconversores de gás liquefeito, o aumento da capacidade das usinas térmicas movidas a bagaço de cana-de-açúcar e a entrada em operação das usinas térmicas a óleo combustível.

Como medidas de longo prazo, o senador defendeu a viabilização de investimentos para quatro projetos considerados importantes: as usinas hidrelétricas de Belo Monte (PA); Jirau e Santo Antonio (RR); e a usina termonuclear de Angra dos Reis (RJ). (Domingos Mourão Neto)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram