Mercado

Seminário Tereos: "chegamos ao limite", diz Sardenberg

Sardenberg: "chegamos ao fundo"
Sardenberg: "chegamos ao fundo"

Do ponto de vista econômico, o caminho para o Brasil é restabelecer o cenário macroeconômico e buscar investimentos através da iniciativa privada, afirmou há pouco o jornalista econômico Carlos Alberto Sardenberg, em palestra no XIII Seminário Tereos Guarani, em São Paulo.

Sardenberg: "chegamos ao fundo"
Sardenberg: “chegamos ao fundo”

“Chegamos ao limite do erro político, da corrupção, e neste momento a situação tem de ser resolvida”, afirmou.

Segundo Sardenberg, a política econômica proposta pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, é a única consistência que existe hoje no cenário político-econômico. “Mas não era uma política do PSDB, que ontem [terça-feira] fez programa de TV esculhambando o ajuste fiscal. É uma política de emergência porque não há outra saída. Ela é fonte de alguma estabilidade.”

Em sua palestra, Sardenberg lembrou que “desde o começo de seu primeiro governo, a presidenta Dilma Rousseff foi contra a privatização. Foi o que ocorreu com os aeroportos. Fez o que fez e no fim houve as concessões. Agora, novamente o governo fará concessões, com rentabilidade, como promete o ministro Joaquim Levy.”

Conforme o palestrante, de um lado, tem-se de resolver o problema da corrupção e isso terá de ter depuração, com substituição de nomes. “De outro lado, será preciso uma linha política para desatar a situação, hoje de muita instabilidade. Será por meio da via da ruptura, com queda de cargos e discussão do impeachment. Ou se a situação econômica der algum respiro, essa mudança pode ser feita aos poucos.”