JornalCana

Seminário expõe veículo elétrico movido a célula de combustível a partir de etanol

A Universidade de Campinas (SP), que pesquisa há anos o uso do etanol na produção do hidrogênio para viabilizar o uso de células a combustível em veículos elétricos, estará expondo um protótipo do Vega II no II Seminário sobre Veículo Elétrico Híbrido – VEH. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, no Blue Tree Convention (av. Ibirapuera, 2.927), em São Paulo, e será promovido pelo INEE- Instituto Nacional de Eficiência Energética.

Nesse Seminário serão abordados os diversos tipos de veículos elétricos que se caracterizam pela alta eficiência energética e pelo baixo nível de ruído e de emissões de poluentes.

Embora os veículos elétricos mais conhecidos sejam os carros à bateria, utilizados atualmente em diversas aplicações, tais como, em “shopping centers”, grandes estacionamentos, parques, hotéis e plantas industriais, existem também em outras duas versões: híbridos (onde a eletricidade é suprida por um gerador a bordo) e à célula a combustível, objeto de pesquisa em vários países, inclusive no Brasil, como a que está sendo desenvolvida pela Unicamp.

As células a combustível são uma tecnologia eletro-química que produz eletricidade por meio da combinação do hidrogênio com o oxigênio. O problema, hoje, é que não existe hidrogênio disponível para abastecer os veículos elétricos.

Mesmo sendo várias as alternativas de produção de hidrogênio para a geração de energia elétrica através de células a combustível (como carvão, petróleo, gás natural, pela eletrólise da água com a energia elétrica vinda da energia solar, hidráulica, eólica, nuclear etc), o Departamento de Física Aplicada da Unicamp está justamente desenvolvendo pesquisas para a sua obtenção a partir do etanol da cana-de-açúcar. Informações e inscrições: www.SeminarioVEH.org.br.

Fone: (21) 2532.1389.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram