JornalCana

Seminário de planejamento ambiental é promovido em Penedo

Numa parceria entre a Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, Usina Paisa e Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), foi realizado, dia 11, no balneário Santa Amélia em Penedo, o II Seminário de Planejamento Ambiental. O evento reuniu técnicos das duas unidades industriais e aproximadamente 40 professores das redes estadual e municipal de ensino dos municípios de Penedo e Igreja Nova.

Segundo Meraldo Rocha, técnico do IPMA, o objetivo do seminário, é planejar as atividades que serão implementadas no primeiro semestre deste ano e eleger um representante de cada escola para atuar como agente multiplicador ambiental (AMA). De acordo com Rocha, o IPMA está cadastrando todos os representantes de cada escola. Posteriormente deverá acontecer um seminário específico para a capacitação dos agentes multiplicadores.

O período da manhã foi reservado para que os educadores pudessem expor os trabalhos ambientais executados no ano passado, a exemplo da ação realizada pelas escolas municipais 31 de Março, Costa Rego e Marechal Floriano Peixoto de Igreja Nova. A professora Maria do Carmo Ferreira explicou que as unidades educacionais se uniram e, com o apoio da CEAPA, Ibama, Codevasf, Associação dos Moradores e da Prefeitura Municipal foi feito um reflorestamento no entorno de uma lagoa situada entre os povoados Alecrim e Cabo do Pasto. “A ação contou com a participação direta do alunado, que está bastante engajado nas atividades relacionadas à preservação do meio ambiente”, destacou a professora.

Outro trabalho apresentado e que chamou a atenção de todos pela dimensão alcançada foi o realizado por professores e alunos da escola Hanna Bertholet, de Penedo. Eles fizeram uma caminhada ecológica traçando um diagnóstico ambiental da região. No total, foram percorridos oito quilômetros. Para o professor Ronaldo Vicente dos Santos, o interessante da atividade foi verificar os prejuízos causados pela ação antrópica. A expedição resultou numa exposição fotográfica, que teve por finalidade ampliar o fato para alunos e professores que não participaram da caminhada.

A educadora Marluce Souza, da escola municipal Freitas Cavalcante de Penedo, destacou a visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural Salvador Lyra, pertencente à Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, como sendo uma das atividades mais importantes realizadas em 2002. “No local, os alunos perceberam que é possível compatibilizar a atividade industrial e a preservação do meio ambiente”, falou.

Dificuldades – Outro aspecto discutido no seminário foram as dificuldades encontradas pelos professores para o desenvolvimento de algumas ações. Várias sugestões foram apresentadas e, segundo o técnico do IPMA, Meraldo Rocha, a atuação do agente multiplicador será fundamental para solucionar algumas das dificuldades relacionadas.

Durante o evento, ficou definida a realização de atividades ambientais até a Semana do Meio Ambiente, que é realizada no período de 2 a 7 de junho. O próximo dia 22, Dia Mundial da Água, também será alvo de ações pontuais nas escolas.

O seminário foi encerrado com uma apresentação de teatro de fantoches preparada pela Secretaria de Educação de Igreja Nova, envolvendo professores de quatro escolas do município. O tema da encenação foi intitulado “Amiguinhos da Floresta” e abordou alguns dos principais problemas ambientais da região.

A supervisora social da Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, Gessiedna Tomaz, assinalou que o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental vem surtindo um efeito positivo na região. Segundo ela, os filhos estão ajudando no processo de conscientização dos próprios pais, gerando uma satisfatória mudança de comportamento. “A responsabilidade é de todos. Estamos contribuindo para que ocorra uma melhoria na qualidade de vida da nossa comunidade”, finalizou Gessiedna Tomaz.

Participaram do seminário os técnicos responsáveis pela área ambiental da Usina Marituba, Shirlan Madeiros, e da Usina Paisa, Ivo Pepe, além do secretário municipal de planejamento e meio ambiente de Penedo, Francisco Guedes de Melo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram