JornalCana

Seminário da Unica em Brasília discute matriz energética

O seminário “O Setor Sucroenergético e o Congresso Nacional: construindo uma agenda positiva”, promovido pela Unica, apresenta hoje (14), na Câmara dos Deputados em Brasília, nove estudos inéditos que mostram impacto de uma maior adoção de etanol na economia, sociedade, saúde e clima.

A série de estudos foi realizada por reconhecidos pesquisadores brasileiros, que trazem conclusões importantes sobre a matriz energética brasileira e os ganhos que o País vem obtendo com a utilização de biocombustíveis.

Um dos trabalhos, o mapeamento da cadeia sucroenergética, realizado pelos professores Marcos Fava Neves, Vinicius Gustavo Trombin e Matheus Consoli, traça pela primeira vez todos os elos da cadeia energética, com a aplicação do método GESis (Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais).

O estudo permitiu definir o faturamento do setor: US$ 28,15 bilhões, equivalente a quase 2% do PIB do Brasil e a movimentação financeira da cadeia, que é de US$ 86,8 bilhões.

Em relação à geração de empregos, uma simulação mostra que a substituição de gasolina por etanol criaria milhares de postos de trabalho no Brasil, a partir de uma análise conduzida pelos pesquisadores Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes, Cinthia Cabral da Costa, Joaquim José Maria Guilhoto, Luiz Gustavo Antonio de Souza e Fabíola Cristina Ribeiro de Oliveira.

O estudo mostra que na proporção de 15%, seriam gerados 117.701 novos postos de trabalho e demonstra também que o setor sucroenergético tem maior capilaridade do que o petrolífero, contribuindo para a descentralização regional da renda.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram