JornalCana

Semi-árido pode ser nova froteira para setor sucroalcoleiro

O vale do submédio São Francisco, hoje conhecido internacionalmente por ser o maior pólo exportador de mangas e uvas do País, pode vir a ser a nova fronteira agrícola para o setor sucroalcooleiro.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco — Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, existem na região do vale do submédio São Francisco entre 30 mil e 40 mil hectares de terras irrigáveis aptas ao cultivo da cana-de-açúcar nos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí. A produção pode chegar a 5 milhões de toneladas. “O que falta é definir uma política para o setor tanto na área de infra-estrutura como ambiental”, diz Cunha.

O projeto, que segundo ele, já foi apresentado aos dois candidatos à presidência da República tem potencial para gerar até 20 mil empregos diretos na região do semi-árido nordestino, uma das mais pobres do País. A implantação do projeto ainda depende de estudos mais detalhados por parte da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – Codevasf e de recursos originários de fontes como a Contribuição sobre Intervenção de Domínio Econômico – Cide.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram