JornalCana

Sem preço etanol vai estacionar

img3137

Mais uma vez, lideres do setor sucroenergético se reuniram para discutir o futuro do segmento. Em pauta, não poderia ser diferente, a crise vivida e as possíveis soluções dos variados problemas.

“O que nós precisamos é de preço. Se não fizermos nada, o etanol vai estacionar. Vai ser muito difícil recuperar o prejuízo daqui um tempo”, disse Antonio Eduardo Tonielo, presidente da Copercana e do Grupo Viralcool.

Já Ismael Perina, presidente da Orplana, enxerga que as ações tomadas pelo governo nos últimos anos têm influenciado diretamente o setor. “Esse período em que seguraram o preço da gasolina, para o nós, foi fatal. Agora, desonerar o pouco que restou não deve resolver. O mercado, sim, é quem vai resolver. E, infelizmente, o externo remunera muito melhor do que o interno”, explicou.

Quem também esteve presente foi o CEO da Benri, Manoel Bertone. O ex-secretário de produção e agroenergia do Ministério de Agricultura falou sobre diversos pontos, mas apontou o mercado como um divisor de águas. “O mais importante é o respeito ao mercado. É preciso que o ele diga que o setor deve crescer. Por exemplo, hoje, a produção de açúcar é que está crescendo, e o que vemos são usinas investindo no produtor. Ou seja, ali o setor se mantém bem, pois o mercado mostra isso. Já o mercado de etanol vem sendo distorcido”.

Segundo ele, não adianta pedir políticas públicas ao governo. É preciso que a questão chegue de outra maneira. “Quem vai mostrar a eles o que é necessário é o mercado. Este sim demonstrará a importância do etanol”, afirmou.

Estiveram presentes na reunião também Guilherme Nastari, diretor da Datagro, Alexandre Figliolino, diretor comercial do Itaú BBA e Adézio Marques, do Ceise Br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram