JornalCana

Sem mercado livre, Brasil não entra em aliança, diz Jank

O Brasil não entrou como membro da nova associação que reúne produtores de etanol dos Estados Unidos, Canadá e União Europeia, a Aliança Global dos Combustíveis Renováveis, porque o grupo não tem como objetivo a criação de um mercado livre de etanol. A afirmação é do presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank. Segundo ele, o grupo pretende incentivar o etanol como um substituto ao petróleo mas não quer negociar um mercado de etanol global sem tarifas protecionistas nem subsídios.

“Estamos sempre participando das discussões sobre o mercado de etanol em conjunto com as associações que anunciaram a aliança e fomos convidados para participar. Mas nós defendemos o livre mercado e enquanto eles não tratarem desse assunto com a importância que ele merece ficaremos de fora da aliança”, disse. Jank ressalta que da forma como esta aliança está lidando com a questão do etanol, existe um forte risco de se elevar a proteção do mercado doméstico em detrimento das importações.

A criação da Aliança Global dos Combustíveis Renováveis foi anunciada hoje em Washington e é composta pela Associação dos Combustíveis Renováveis dos Estados Unidos, Associação dos Combustíveis Renováveis do Canadá e Associação Europeia do Combustível Bioetanol.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram