JornalCana

Segurança do trabalho deve ser prioridade

img5829

A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no setor sucroenergético não pode ser relegada para segundo plano, alerta João Augusto Ribeiro de Souza, diretor executivo do Grupo de Saúde Ocupacional da Agroindústria Sucroenergética (GSO). Ele enfatiza que as empresas devem oferecer frequentemente treinamento a todos os envolvidos no processo de determinada atividade passível de ser questionada em relação às práticas de controle de riscos.

Apesar dos problemas existentes na SST, João Augusto considera que o setor sucroenergético tem avançado nessa área. O próprio GSO tem contribuído para isto. “O grupo procura produzir informação para capacitação e reflexão dos profissionais de SST, objetivando sua aplicação no setor, cuja cultura é peculiar, sujeita a rejeição de modelos de outras atividades empresariais. Empresa sucroenergética é um universo a parte”, afirma.

De acordo com ele, existem desafios a ser vencidos nessa atividade. Um deles é a necessidade de conseguir maior entrosamento técnico entre profissionais das diferentes especialidades que atuam em usinas e destilarias. O diretor executivo do GSO defende também a implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho nos moldes dos sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, responsabilidade social para que efetivamente, de forma documentada, sejam envolvidos todos os recursos humanos e projetos do empreendimento com ações de controle dos riscos.

A matéria completa você acompanha na edição 231 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram