JornalCana

Secretário da Agricultura participa da inauguração de duas novas usinas de álcool

A Bahia deu mais um importante passo nesta segunda-feira (17), no processo de agroindustrialização do Estado com a inauguração das usinas da União Industrial Açucareira Limitada (Unial), e da Infinity Bio-Energy (Ibirálcool), nos municípios de Lajedão e Ibirapuã, no Extremo Sul. O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que acompanhou o governador Jaques Wagner aos dois municípios, destacou que “além de gerar mais de três mil empregos diretos no plantio, nas fábricas e em outros setores da cadeia produtiva da cana, os dois novos empreendimentos são estratégicos para o aumento da produção de álcool e açúcar”. A Bahia produz hoje 300 milhões de litros/ano de álcool, e consome 1,2 bilhão de litros. Há déficit também na produção de açúcar: o estado consome 16 milhões/ano de sacas de 60 quilos, e produz apenas 4,1 milhões/ano de sacas de 60 quilos. O secretário da Indústria de Comércio, Sicm, James Correia, também fez parte da comitiva do governador.

Lembrando que nos dois últimos anos o Estado já conseguiu atrair cerca de 20 novos investimentos no setor agropecuário, que estão em vias de implantação, a exemplo de uma fábrica de banana chip em Wenceslau Guimarães; uma indústria de suco de laranja em Rio Real; duas fábricas de fécula em Vitória da Conquista e em Laje; uma unidade da Casa Valduga em Juazeiro para fabricação de sucos, geléias e espumantes; duas indústrias de coco, em Conde e em Juazeiro; duas indústrias de milho, em Luis Eduardo Magalhães e em Barreiras, entre outros, Salles afirmou que o processo de agroindustrialização do Estado acontece em sintonia entre a Secretaria da Agricultura, Seagri, e a Secretaria da Indústria de Comércio, Sicm. “O governador estabelece as prioridades e as duas secretarias interagem para executar os projetos, cada uma exercitando as suas expertises”, afirmou.

Pólo sucroalcooleiro

As usinas da Unial e da Infinity Bio-Energy representam um investimento inicial de R$ 300 milhões e transformam o Sul da Bahia em um pólo sucroalcooleiro. Segundo o governador Jaques Wagner, a região está se consolidando com a coragem dos empreendedores que acreditam e apostam na atividade, com a qualidade da mão de obra local e com o apoio do governo do Estado.

“Nós estamos ampliando a produção de etanol, que a Bahia ainda importa 70% do que consome. Como eu quero trazer para cá também o plástico verde, nós vamos precisar muito do álcool para suprir o mercado baiano”, afirmou Wagner.

O governador enfatizou que as novas unidades se juntam a duas outras que já atuam na região e que a partir de agora, “temos um complexo de quatro usinas. Espero que a gente continue crescendo, gerando emprego, melhorando a qualidade de vida e a economia baiana”.

O presidente da Infinity, Douglas Oliveira, revelou que o extremo sul da Bahia foi escolhido por causa das características da região, que proporcionam a quantidade necessária de açúcar concentrado na cana, a mão-de-obra qualificada e disponível, e a logística. “Temos cana de açúcar e localização estratégica para atender aos mercados consumidores próximos a esta região”.

Douglas Oliveira disse que “queremos que o Estado continue sendo facilitador, para que nós possamos investir mais R$ 400 milhões, elevar a capacidade de moagem de 1,2 milhões para 3,5 milhões de toneladas, triplicar a capacidade de geração de empregos”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram