JornalCana

Secretaria da Agricultura sugere café em meio aos canaviais

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Lourival Carmo Monaco, sugere o cultivo de café nas áreas hoje tomadas por canaviais e onde não é possível empregar máquinas para o plantio e a colheita. “Trata-se de uma excelente alternativa rentável”, disse ele há pouco, em Ribeirão Preto (SP), onde participou do lançamento de programa voltado para a qualidade do café.

Segundo Monaco, com a lei estadual em vigor sobre as queimadas, gradativamente as fábricas de açúcar e de álcool e os fornecedores particulares terão de abandonar o emprego de fogo para colher a planta. As áreas em declive não são próprias para o uso de colhedoras e, assim, deverão sem o plantio de cana – já que a queimada será proibida.

“O café de qualidade é estratégico, pode ser colhido depois de dois anos e tem mercado garantido fora do País”, comentou Monaco. Segundo ele, essa cultura pode conviver em harmonia com os canaviais. Em Sertãozinho – SP -, nas imediações da Usina Santo Antonio, existem cultivos de café orgânico ao lado de canaviais, sem qualquer tipo de problema de convívio agrícola.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram