JornalCana

Seca pode sacrificar 15% da próxima safra de PE

Nem o ciclo completo e nem a brotação esperada. Esse é o cenário que a seca tem provocado no Nordeste desde a última safra até a futura, conforme a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco. “A planta  que tem vida média de seis safras, está morrendo antes do tempo por conta do déficit hídrico no solo da Zona da Mata do Estado. A cana não brota mais, com a morte das socarias, devido a seca sem fim. O cenário reduzirá a nova safra, ampliando o prejuízo do setor que amargou um déficit de 30% na última safra”, enfatiza Alexandre Lima, presidente da AFCP.  Em função da mortandade, mesmo que haja chuva imediata, a Associação já estima uma nova redução de 15% da matéria prima do açúcar e etanol, em diversos municípios.

Para Alexandre Lima, o cenário pode ser observado nas cidades da Mata Norte, como Macaparana, Timbaúba, Aliança, Vicência, Nazaré da Mata, Bueno Aires, Limoeiro e Carpina; e em Palmares, Jaqueira, Maraial e Catende, na Mata Sul. “Os canaviais desses municípios já estão em estado de calamidade” diz. 

img6222

Com a seca que dura mais de um ano, segundo Lima, o quadro não poderia ser diferente. “Durante todo o período de formação das lavouras, que compreendeu os meses de março a agosto, choveu abaixo da média. O cenário negativo se repetiu nos meses de colheita, que foi de setembro a fevereiro, com exceção de outubro”, lembra.

Segundo o líder, o déficit pluviométrico promoverá uma redução na redução, ou seja, prejuízos em cima de prejuízos.

Desde novembro de 2012, a Associação e o Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado aguardam o cumprimento da promessa do governo estadual para adotar medidas públicas para diminuir os efeitos da seca na cultura canavieira. “Na época, o governador em exercício, João Lyra Neto, anunciou solidariedade ao setor”, conta Lima. O dirigente diz que o gestor falou que haveria pressa para resolução do problema, visto que a intervenção governamental não poderia ser realizada fora do tempo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram