JornalCana

Seca paralisa usinas hidroelétricas e ameaça produção na região Sul

A forte estiagem no Sul do país já causa redução na produção de energia, mas ainda não há risco para o sistema, segundo informa o Operador Nacional do Sistema (ONS). A Usina Hidrelétrica de Machadinho, com capacidade para 1.140 MW, está totalmente parada. E a usina de Itá, com capacidade de 1.450 MW, produz apenas 200 MW. As duas, no Rio Uruguai, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pertencem à Tractebel.

Nem mesmo as chuvas registradas entre o último domingo e anteontem foram suficientes para que as vazões do rio Uruguai voltassem à normalidade. E a previsão meteorológica não é animadora. Os sistemas do Sul prevêem que a estiagem mais forte deve continuar pelo menos até o final deste mês de setembro. E, até novembro, as chuvas devem ficar abaixo da média histórica para o período.

Já Usina Hidrelétrica de Itá está operando com apenas uma unidade geradora para produzir os 200 MW. Segundo a empresa, a regularidade da chuva nos próximos dias é que vai determinar que a usina volte às condições normais de operação.

A direção da Tractebel não quer dar entrevista, mas divulgou comunicado afirmando que Machadinho está parada desde o dia 4 deste mês. Com isso, segundo dados do ONS, a região Sul está deixando de enviar para o sistema 2.295 MW médios.

A assessoria do ONS diz que não há motivo para preocupação, uma vez que a estação é mesmo de seca. Mas, segundo a nota da Tractebel, em agosto a vazão média mensal naquele ponto do rio Uruguai ” correspondeu a apenas 20% da média histórica esperada para o mês ” . Situação semelhante só havia ocorrido em 1988. E a pior seca já registrada no rio Uruguai, nos 72 anos em que há medições, aconteceu em 1951, quando os meses de agosto e setembro registraram médias mensais bem abaixo das verificadas agora.

O prejuízo com a falta de água se estende também a usinas menores e algumas empresas da região Norte de Santa Catarina. Entre as 12 pequenas centrais elétricas da Celesc, algumas tiveram de reduzir a operação e outras, como a de Palmeiras, com capacidade para 24,6 MW, não conseguem funcionar.

Na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, um grande número de empresas está parada, porque dependem de suas próprias usinas geradoras. É o caso da Heidrich Industrial Mercantil Agrícola (Himasa) e da Heidrich Cartões Reciclados.

Outras empresas de pequeno e médio porte, segundo a Associação Comercial de Blumenau, optaram por dar férias coletivas ou reduziram as atividades. Um levantamento completo ainda está sendo feito.

Enquanto a situação não se normaliza no rio Uruguai, o vertedouro de Machadinho permite a passagem de toda a água que entra no reservatório (o que ocorreria se a usina não existisse). A medida foi tomada, junto com os órgãos de meio ambiente, para garantir as condições ambientais no rio. Assim, até a usina de Itá, que fica mais abaixo, no mesmo rio, equipes especializadas em resgate de salvamento estão de prontidão para proteção da fauna, segundo informa o comunicado da Tractebel.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram