JornalCana

Seca no Sudeste e Centro-Oeste pode atrapalhar entressafra

A massa de ar seco, e consequentemente, a falta de chuvas, no Sudeste e Centro-Oeste, tem feito com que a preocupação com a geração de energia elétrica, assim como o abastecimento das cidades nos entornos, aumente. Contudo, estes não são os únicos problemas.

Nestas regiões, a grande maioria das usinas de cana-de-açúcar se encontram no período de entressafra, onde não só os equipamentos industriais passam por reparos, mas o campo pela fase de recuperação. E nesta, a água é fundamental. “Podemos dizer que nos últimos meses, tanto o regime hídrico quanto as altas temperaturas, foram desfavoráveis. Não temos um número ainda, mas a cana encontra-se baixa no que diz respeito a altura dos colmos em formação, apesar de estar bem perfilhada em razão das chuvas ocorridas em 2013. Quanto a maturação, ainda não podemos afirmar nada”, analisa Marcos Landell, pesquisador do IAC e coordenador do Grupo Fitotécnico.

Sobre as consequências deste período de estiagem, ele diz. “O produtor está muito consciente do cenário que está inserido. Há uma preocupação de fazer o melhor, mas sempre de olho nos custos”, explica, lembrando também, do momento econômico das empresas.

img10144

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram