JornalCana

Seca no interior de SP favorece andamento da colheita de cana-de-açúcar

Jornal do Tempo

As fortes chuvas que aconteceram por vários dias seguidos daquele mês em áreas produtoras de cana atrasaram o corte e moagem em muitas propriedades. Porém o tempo mais seco desse mês trouxe um alívio para os canavieiros, que conseguiram adiantar os trabalhos na lavoura. Na região de Ribeirão Preto-SP, por exemplo, a média de chuva para outubro é de 135mm, mas a atuação de um bloqueio atmosférico que impediu o avanço de frentes frias fez com que o acumulado não passasse de 62mm na cidade.

Segundo os meteorologistas da Somar, as chuvas ficaram bem mais escassas e quando ocorriam eram de curta duração e de baixa intensidade, com isso não só a colheita ocorreu bem, como também os índices de produção melhoraram em relação ao meio do ano e estão inclusive acima dos observados no mesmo período do ano passado. Com uma produção de 37,99 milhões de toneladas, essa primeira quinzena de outubro teve um rendimento de 62,11% maior, já que na primeira quinzena de outubro de 2011 a produção foi de 23,44 milhões de toneladas.

Os índices de produção de etanol e açúcar subiram por causa do aumento de produção no último mês. Mas o mesmo não se pode falar dos níveis de produtividade do ATR, que devido ao forte calor que tem feito na região produtora, ainda se encontra abaixo do registrado no ano passado. Essa queda no ATR está diretamente ligada às altas temperaturas, pois na região de Ribeirão Preto a média de temperatura máxima para outubro está cerca de 4°C acima do normal para esse período.

Mesmo assim, se forem observados somente a produtividade de etanol e açúcar, isto é, a quantidade de litros de etanol produzidos por tonelada de cana e a quantidade de quilos de açúcar também produzidos a partir de uma tonelada de cana, os valores continuam inferiores aos registrados no mesmo período do ano passado. Mas as chuvas que devem acontecer na região nos próximos dias elevam o nível de água no solo, o que favorece o desenvolvimento e crescimento dos canaviais cortados esse ano e daqueles plantados ao longo dessa safra e que deverão ser colhidos na safra 2013.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram