JornalCana

Seca leva SP a proibir queimadas de cana-de-açúcar

A Secretaria de Meio Ambiente proibiu a queimada de cana-de-açúcar em todo o estado de São Paulo por causa do tempo seco. É a primeira vez que isso acontece por causa do tempo. Pelo menos quatro cidades do interior entraram em estado de alerta: São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente e Ribeirão Preto. Em algumas, como Rio Preto, a taxa de umidade é de apenas 11%. Em Ribeirão Preto, ficou em 11,7% no início da semana e agora está em 15%. As escolas suspenderam as aulas de educação física à tarde.

O número de incêndios em áreas de vegetação está acima da média este ano. De janeiro até agora, foram registrados 2.058 ocorrências, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o que coloca o estado em segundo lugar no país entre os que mais apresentaram focos de incêndio. O primeiro lugar é de Mato Grosso, que no mesmo período teve 4.526 ocorrências.

– São Paulo costuma ficar em quinto, sexto lugar no ranking dos estados com maior número de focos de incêndio. Este ano está queimando mais, já que o clima quente e o ar seco favorecem – diz Alberto Setzer, responsável pelo monitoramento por satélite de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

E as perspectivas são ruins. Segundo Setzer, a temporada de queimada está apenas no começo. O número de ocorrências tende a crescer nos meses de agosto e setembro, lembra ela com base em dados de anos anteriores. Um levantamento feito pelo Inpe mostra que neste momento é alto o risco de incêndio em vegetação nos 645 municípios paulistas.

– O que estamos vendo agora é apenas 10% do que vai ocorrer pela frente – diz ele.

Em São Paulo, a maioria dos focos estava concentrada na zona canavieira, do centro para o norte do Estado. Nesta quarta-feira, a secretaria estadual do Meio Ambiente suspendeu por tempo indeterminado a prática da queima da palha de cana-de-açúcar em todo o estado de São Paulo. A decisão foi tomada por causa dos baixos índices de umidade relativa do ar. De acordo com a secretaria, as queimadas podem oferecer riscos à saúde pública porque agravam o quadro ambiental.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram