JornalCana

Seca e preço devem afetar safra 2010, estima AgraFNP

O Brasil deverá produzir 642 milhões de toneladas de canadeaçúcar na safra 2010/11, superior em 6,34% ao produzido na safra anterior, de acordo com nova estimativa da consultoria AgraFNP. Os números são inferiores aos 648,23 milhões de toneladas estimadas pela Datagro Consultoria.

A estimativa divulgada ontem pela AgraFNP também coloca a produção de açúcar do Brasil em 36,6 milhões de toneladas, 11% acima do registrado na safra 2009/10. A produção de etanol será de 28,1 bilhões de litros, 9,2% acima do observado na safra anterior. A Datagro estima uma produção de açúcar e etanol em 2010/11, respectivamente, de 37,50 milhões de toneladas e 30,55 bilhões de toneladas.

Segundo o analista de mercado da AgraFNP, Bruno Bosz, os números menores da estimativa refletem o clima excessivamente seco e a maior competitividade da gasolina frente ao etanol hidratado. O novo levantamento da AgraFNP estima que a produção da região Centro-Sul deverá ser de 579 milhões de toneladas, 6,8% superior a quantidade colhida na safra 2009/10.

“Apesar do clima adverso, as perdas não foram tão fortes, pois houve maior concentração de ATR/tonelada de cana”, diz.

A região Centro-Sul deve ter uma safra mais alcooleira de acordo com a consultoria, com um mix produtivo de 56,2% favorável ao etanol. A produção do biocombustível deverá atingir 26,1 bilhões de litros, sendo 7,1 bilhões de litros de etanol anidro e 18,9 bilhões de litros de etanol hidratado. No comparativo com o primeiro levantamento da AgraFNP, realizada em março de 2010, observa-se redução de 5,5% no volume total de etanol produzido.

HIDRATADO. Na avaliação de Bosz, o etanol hidratado está com preço maior na atual safra, o que é determinante para a demanda do produto, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste. Dessa forma, as usinas estão optando por uma maior produção de etanol anidro. “Mesmo com o aumento da frota flex fuel, o consumo de etanol deve ter menor expansão na safra 2010/11”, ressalva Bosz.

A produção de açúcar também foi revista para baixo, estimada em 32,4 milhões de toneladas, queda de 3,6% frente ao primeiro levantamento da consultoria. Apesar da redução, o valor representa recorde de produção. No comparativo com a safra 2009/10, observase aumento de 12,8%.

CHUVAS. Ao contrário da região Centro-Sul, as precipitações elevadas que atingiram os principais estados produtores de cana-de-açúcar na região Norte-Nordeste, durante o mês de junho, devem impedir a expansão da safra 2010/11. Segundo a AgraFNP, a região deverá moer 63 milhões de toneladas na atual safra, cerca de 2,3% a mais que o observado na safra 2009/10.

Para Bosz, este aumento de produção na região NorteNordeste é resultado do avanço da cultura no estado de Tocantins. “A expectativa é que o estado aumente consideravelmente a produção com a inauguração de uma usina no município de Pedro Afonso”, explica.

A AgraFNP projeta que a safra 2010/11 de cana-de-açúcar na região Norte-Nordeste segue mais açucareira, sendo 56,4% da cana moída destinada para produção de açúcar. A expectativa é de que a região produza 4,2 milhões de toneladas do produto, quase 100 mil toneladas a menos que o observado na safra 2009/10.

Para o etanol, a estimativa da empresa é de dois bilhões de litros, volume similar ao produzido no ano passado, sendo 950 milhões de litros de etanol anidro e 1,1 bilhão de litros de etanol hidratado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram