JornalCana

Seca compromete produção e qualidade dos canaviais de AL

Máquinas paradas indicam que a moagem já foi encerrada na usina Porto Alegre, região norte de Alagoas. O trabalho terminou um mês antes do habitual por causa da seca.

A safra 2012/2013 trouxe um prejuízo enorme para a empresa. Mais de 6 milhões de litros de álcool deixaram de ser produzidos em comparação com a safra anterior. A produção menor gerou uma redução de mais de R$ 9 milhões no faturamento.

Segundo informações do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, quatro usinas terminaram a moagem mais cedo no estado. Mais nove devem concluir a moagem ainda este mês, outras nove em março e apenas uma vai finalizar o trabalho em abril. A maioria deve contabilizar prejuízos nesta safra.

De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias do Açúcar e Álcool de Alagoas, das 23 usinas do estado, apenas 6 deverão encerrar a moagem com um saldo positivo. Em algumas usinas, a redução na safra pode chegar a 34,7%, segundo o Sindaçúcar.

Em todo o estado, até agora, a queda na produção sucroalcoleira chega a 11% e a expectativa para a próxima safra não é animadora.

Pelo último levantamento da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, a safra de cana, no Nordeste, vai ser 10% menor que a safra passada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram