Usinas

Sebrae Minas inova com frota movida a etanol para reduzir emissões de gases de efeito estufa

Comprometimento ambiental impulsiona mudança para biocombustível renovável

(Divulgação)
(Divulgação)

O Sebrae Minas deu um passo significativo em sua jornada rumo à sustentabilidade com o lançamento da campanha “Nós Usamos Etanol – Frota Sebrae Mais Limpa e Renovável”, anunciado nesta quarta-feira (13).

A partir deste mês, todos os 140 veículos da instituição serão abastecidos exclusivamente com etanol, em um esforço para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa e promover práticas ambientalmente responsáveis.

O evento de lançamento contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, juntamente com líderes do setor e colaboradores da instituição. Marcelo destacou a importância dessa iniciativa para reafirmar o compromisso do Sebrae com um futuro mais verde e sustentável, além de incentivar a comunidade empreendedora a adotar práticas similares.

Antônio de Salvo, presidente da Faemg, ressaltou que a adoção do etanol como combustível exclusivo pela frota do Sebrae Minas é um exemplo concreto de como pequenas ações podem ter um grande impacto no meio ambiente. Ele enfatizou a relevância do etanol como uma solução limpa, renovável e competitiva para o Brasil.

LEIA MAIS >  Usina Jacarezinho reforça seu compromisso com a comunidade e a promoção de inclusão social

Já Mário Campos, presidente da Siamig, destacou os benefícios econômicos e ambientais dessa mudança, enfatizando que o uso do etanol contribui não apenas para a redução das emissões, mas também para a economia de recursos. Ele ressaltou a importância da descarbonização para o desenvolvimento sustentável.

Em uma análise dos números de 2023, o Sebrae Minas revelou que sua frota percorreu mais de 2 milhões de quilômetros em todo o estado, consumindo 172 mil litros de etanol e cerca de 44 mil litros de gasolina, resultando em uma emissão de 246 toneladas de CO². No entanto, se a frota tivesse utilizado exclusivamente etanol, as emissões teriam sido reduzidas em quase 63%, o que equivale a 235 toneladas de CO².

Além da iniciativa relacionada à frota, o Sebrae Minas tem implementado diversas práticas sustentáveis, incluindo a destinação correta de resíduos recicláveis, que resultou em uma economia significativa de recursos naturais e redução das emissões de carbono. Essas ações estão alinhadas com as metas da Agenda 2030 do Sebrae Minas e refletem seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Banner Revistas Mobile