JornalCana

“Se não mudar o sistema, apagões logísticos serão frequentes”

img7806

Ano após ano, o agronegócio em geral sofre com problemas logísticos. A crescente demanda pressiona os produtores, que depositam suas esperanças neste mercado em potencial. Contudo, quanto maior a produção, maior é o problema para escoá-la.

Helder Gosling, diretor Comercial e de Logística do Grupo São Martinho, acredita que um dos problemas do país, além da falta de investimentos em infraestrutura, são as soluções pontuais, que além de não resolver o problema por completo, acaba gerando transtornos maiores no futuro. “É necessário planejamento. Se continuarmos a conviver em um ambiente em que cada setor procura sua solução isoladamente, viveremos em “apagões logísticos” frequentes”, afirmou.

A falta de memória do povo brasileiro também é um dos entraves, aponta. “Muitas vezes costumamos esquecer alguns fatos e deixamos de cobrar. Em fevereiro de 2013, o Governo Federal anunciou que foram destinados R$ 242 bilhões para o setor de infraestrutura e no ano passado criou-se a EPL – Empresa de Planejamento Logístico. Seria a combinação ideal, capital e planejamento. Falta agora sabermos quais resultados foram atingidos e qual o planejamento de aplicação destes recursos que não são pequenos”.

O Grupo São Martinho conta com capacidade total de moagem de 19 milhões de toneladas de cana. Possui três usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis, SP; Iracema, em Iracemápolis, SP; e Boa Vista, em Quirinópolis, GO, esta última uma joint-venture com a Petrobras Biocombustível. A companhia também é detentora de 32,18% da Santa Cruz, localizada no município paulista de Américo Brasiliense.

img7807

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram