JornalCana

Schneider assume Anfavea elogiando fundamentos da economia

O novo presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, amenizou as duras críticas ao câmbio, comuns durante a gestão anterior da entidade, principalmente no ano passado. Diante dos recordes de produção e de vendas internas registrados neste ano, o executivo elogiou os fundamentos da economia brasileira e afirmou que ” se o câmbio atual é parte dessa conjuntura, a estratégia é identificar gargalos e amarras para compensar esse efeito (do câmbio) ” .

Como os principais desafios para sua gestão, que vai até 2007, Schneider destacou a elevação da competitividade da indústria automotiva nacional e o estabelecimento de uma política comum para o Mercosul ” e não apenas um acordo ” , como ocorre hoje. ” Precisamos criar uma política perene, duradoura ” , afirmou.

Sobre a competitividade, o executivo disse que estuda a criação de um grupo executivo para analisar os fatores que influenciam a participação dos veículos brasileiros no cenário global, para projetar políticas de longo prazo. Segundo ele, o Brasil tem sido muito interessante para os investimentos das matrizes das montadoras. Nos últimos 12 anos, a indústria brasileira recebeu US$ 35 bilhões em investimentos, segundo informou Schneider.

Em maio, a indústria automotiva nacional vai atingir a marca de 50 milhões de unidades produzidas. O volume foi alcançado após 50 anos da instalação das primeiras fábricas no país. Para o novo presidente da Anfavea, os próximos 50 milhões de veículos devem ser produzidos em cerca de 15 anos. Para 2007, a entidade estima um crescimento de 14,5% nas vendas internas e de 6,5% na produção.

A questão dos biocombustíveis também foi apontada como prioridade pelo executivo. Ele afirmou que a indústria automotiva já está participando do processo de pesquisa e desenvolvimento para o uso dos combustíveis alternativos. Para o executivo, estes combustíveis devem repetir o sucesso obtido pelo álcool.

Schneider assume oficialmente hoje a presidência da entidade. A cerimônia de posse está marcada para esta noite e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram