JornalCana

Saúde do trabalhador garante produtividade na indústria sucroenergética

2011-08-04 Industria

A indústria sucroenergética apresenta diversas peculiaridades que a distingue de outras atividades econômicas, como: a forma e o tempo que os produtos são executados, a produção centralizada em série e as características da mão de obra utilizada, cujas deficiências de treinamentos afetam seu desempenho tanto na produtividade como na qualidade de seus produtos. A grande questão do momento é saber como aumentar a produtividade das empresas, sem mudar o quadro funcional e alterar a qualidade dos produtos? Por isso, a receita na opinião é de Alexandre Ruy, engenheiro de segurança do trabalho do setor sucroenergético, é prevenir riscos e manter o trabalhador saudável. “Inclusive, vários acidentes poderiam ter sido evitados se não fosse a pressa e a não observação às normas de segurança”, resume.

O engenheiro de segurança adverte que é preciso implantar uma política de segurança efetiva e eficiente, garantindo que todos os funcionários tenham o conhecimento sobre ela. “Ao praticar a segurança do trabalho, a empresa motiva a permanência dos funcionários, resulta no aumento da produtividade, estabelece confiança dos investidores e clientes, reduz de custos por afastamentos e indenizações por doença ou acidentes de trabalho e gera impactos positivos na imagem da empresa. Toda perda pode e deve ser evitada. O trabalhador deve ser visto como o principal patrimônio e deve estar acima dos demais interesses da empresa”, comenta.

2014-09-19 Alexandre Ruy Engenheiro SegurançaO impacto de um acidente é devastador para empresa, pois, irá prejudicar sua imagem e reputação, poderá ocorrer penalidades de contrato, indenizações, ações regressivas pelo INSS, gerar ações trabalhistas, civis e criminais, autuações e interdição pelo M.T.E, despertar um sentimento de revolta, absenteísmos, entre outros, segundo o gestor.

Mas para isso é preciso realizar os treinamentos obrigatórios previstos na legislação com todos os trabalhadores, inclusive os líderes e demais superiores. “O funcionário deve conhecer a dinâmica dos serviços e estar preparado para os possíveis desvios ou anormalidades que possam ocorrer. Os treinamentos ajudam a aumentar a produtividade e satisfação dos trabalhadores criando uma mão-de-obra mais qualificada, competente, mais saudável e motivadora”, diz.

Para Ruy, a Segurança do Trabalho deve participar e acompanhar todas as fases do serviço, desde o projeto, mudança de layout, processo, propondo melhorias, analisando todos os riscos, possibilidades de anomalias, enquadramento às normas de segurança e outros impactos, juntamente com os demais departamentos. “A liderança deve conhecer as normas e procedimentos, ter a consciência da responsabilidade pela segurança e saúde dos trabalhadores e impedir que as normas e procedimentos sejam ignorados mediante a uma situação de urgência ou imprevista. É necessário também eliminar o comportamento de risco e estar atento e preocupado com as atitudes, suas consequências e zelar dos trabalhadores das empresas prestadoras de serviço. Um alto índice de abstinência significa baixa produtividade”, adverte.

2006-01-01 Funcionario Manutençao Solda Industria Usina Barralcool Arte (7)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram