JornalCana

Saúde pública e meio ambiente se beneficiam com nova mistura, garante entidade

2006-09-08 Alcool Tanques Etanol

O aumento da mistura de etanol na gasolina, de 25% para 27,5% devem beneficiar a saúde da população e o meio ambiente. A defesa é feita pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar. De acordo com a entidade, as vantagens ambientais do etanol sobre a gasolina são amplamente conhecidas e profundas, tornando a substituição de gasolina por etanol um ganho com amplas repercussões. “A melhora na qualidade do ar, particularmente em regiões metropolitanas, é comprovada em estudos realizados pela Universidade de São Paulo que são referência internacional, apontando queda no número de internações por doenças respiratórias e cardiovasculares, redução no número de óbitos e queda significativa nos custos da saúde pública”, divulga a entidade em nota.

Segundo a presidente da Unica, Elizabeth Farina,  não foi por acaso, que a ONU, através do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgou neste domingo (13/04) seu mais novo relatório, que destaca a importância de uma adoção global mais rápida de alternativas energéticas limpas como forma de acelerar o combate ao aquecimento global. “Nesse contexto, o etanol brasileiro de cana-de-açúcar é o biocombustível mais eficiente produzido em larga escala que existe no mundo,” ressalta Farina.

A entidade aponta diversos estudos que comprovam que o etanol de cana reduz as emissões de gases causadores das mudanças climáticas em até 90% comparado com a gasolina. “Graças a esse índice, o biocombustível brasileiro é o único etanol produzido em larga escala do mundo considerado ‘avançado’ pela Environmental Protection Agency (EPA), a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos”, afirma a presidente.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram