JornalCana

SATURNO o Sistema de Gestão que uniu Alliance e Usina São Manoel

Cada vez mais empresas buscam implantar sistemas organizacionais eficazes, baseados em tecnologias modernas de gerenciamento de informações. O Sistema de Gestão Empresarial Saturno desenvolvido pela Alliance e implantado na São Manoel, tem atendido às necessidades e as expectativas que a Usina sempre teve para o controle do seu negócio.

Fundada em 1949, a São Manoel, produtora de açúcar e álcool da região de Bauru no interior de São Paulo, com mais de 1.700 funcionários, moendo por ano 1,5 milhão de toneladas de cana e faturando o equivalente a R$ 90 milhões anualmente, adotou o Software Saturno como seu sistema de Controle de Gestão Administrativo e Financeiro.

Segundo Sérgio Nicoletti, Gerente Administrativo e Financeiro, antes da implantação do Sistema Saturno “ a administração da Usina era uma grande geradora de informações não-confiáveis, imprecisas e pouco eficazes para o controle da empresa, ocasionando desconfianças e muitos questionamentos por parte das áreas usuárias destas informações e principalmente pela direção da empresa”.

Disse Nicoletti. “Procurávamos uma empresa que pudesse nos ajudar a não só implantar um sistema de Gestão, mas também promover uma integração entre as áreas administrativa e Financeira, para melhorar o desempenho do fechamento contábil, fluxo de caixa em tempo real, custos confiáveis, administração de compras com prazos e preços melhores, geração de relatório e estatísticas mais confiáveis em tempo também menor do que normalmente era gerado”.

O resultados obtidos pela São Manoel, através da adoção do Sistema Saturno, só poderiam ser os melhores: integração das informações entre as áreas Administrativa, Financeira, Agrícola e Industrial da Usina; eliminação da duplicidade de tarefas; agilização dos mecanismos internos; redução do fluxo de papéis; e facilidade de acesso a informações para tomada de decisões operacionais, sem agredir a cultura da empresa com respeito aos colaboradores e dentro de um orçamento alinhado ao tamanho da Usina.

“A pouco tempo passamos por uma avaliação da PriceWaterHouseCoopers. Seus consultores tinham como objetivo uma análise da nossa infra-estrutura tecnológica verificando se tínhamos condições de suportar todos os nossos processos e se o Sistema Saturno, atendia as condições da Usina quanto a funcionalidade e aderência ao negócio e ao final da avaliação o Saturno foi muito elogiado pela PriceWaterHouseCoopers.” afirma Sérgio.

Sílvio Luis, Supervisor da área de Tecnologia da Informação da São Manoel conta: “A Alliance contribuiu muito para o avanço tecnológico na Usina, pois usávamos ferramentas que de certa forma já estavam ultrapassadas no mercado . Passamos a utilizar banco de dados relacional, ferramentas gráficas de desenvolvimento, alcançando processos mais rápidos e confiáveis”.

A implementação do Sistema Saturno garantiu à São Manoel uma nova dinâmica de gestão empresarial, servindo como ferramenta constante, e específica, na busca diária dos objetivos principais da empresa: agregar valor e alcançar o melhor custo-benefício, sem perda de qualidade e produtividade.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram