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SAT espera faturamento até 50% maior neste ano

A empresa comercializa 4,5 milhões de litros de combustíveis por dia, o que corresponde a 1% do mercado nacional. A empresa norte- riograndense SAT Distribuidora de Combustíveis, oitava maior do setor no País, obteve um crescimento de 35% no primeiro semestre deste ano. O volume comercializado subiu 24% nos primeiros seis meses de 2004 e a expectativa é crescer 45% até o final do ano. A estimativa do grupo para 2004 é de faturar cerca de 50% mais do que em 2003 chegando a R$ 1,2 bilhão. A SAT encerrou 2003 com faturamento de R$ 830 milhões, valor 30% superior ao do obtido em 2002. Hoje, comercializa diariamente cerca de 4,5 milhões de litros de combustíveis. Esse montante corresponde a mais de 1% do mercado nacional de combustíveis. Até o final do ano, a empresa, sediada em Natal, espera comercializar 2% dos combustíveis consumidos no Brasil.

Plano de expansão

Segunda maior empresa do Rio Grande do Norte, a SAT fechou parceria com o fundo Darby Overseas Investments Ltda, líder no segmento de fundos de private equity nos Estados Unidos. De acordo com o presidente da SAT, Marcelo Alecrim, a obtenção um sócio forte e capitalizado era fundamental para o crescimento da empresa. “Este investimento permitirá à SAT sustentar seus planos de expansão a partir da forte posição que detém nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”, afirma. O objetivo é atuar em todo o Nordeste, Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste.

A empresa já iniciou sua expansão para novos mercados abrindo quatro filiais: Uberlândia, Uberaba e Betim, todas no estado de Minas Gerais, e Goiânia, no estado de Goiás. Com a abertura das novas filiais, a SAT passa a atender um mercado de consumo de quase 800 milhões de litros por mês, praticamente o mesmo tamanho do mercado em que a empresa já atua.

Com esse passo, a SAT passa a figurar no mercado mais disputado do Brasil, a Região Sudeste, em um momento de crescimento econômico e de combate intensivo às irregularidades, que prejudicavam o segmento de distribuição de combustíveis.

No projeto de ampliação da SAT está o crescimento do número de postos de combustível com sua bandeira, que aumentarão de 470 para 800, durante um período três anos.

Interiorização

A empresa potiguar tem a proposta de suprir as necessidades dos pequenos e médios revendedores, não priorizados pelas grandes distribuidoras. Para isso adotou como estratégia a interiorização de sua rede. “Nosso cresci-mento tem sido sustentável e eficiente, principalmente no interior de cada Estado onde atuamos”, declara o vice-presidente da distribuidora, Jucelino Sousa.

Ele explica que são 470 postos operando sob a bandeira SAT em treze estados brasileiros: 117 postos no Rio Grande do Norte, 77 na Bahia; 53 no Ceará e 26 no Maranhão.

Há ainda 33 revendas SAT na Paraíba, 32 em Pernambuco; 13 no Piauí, cinco em Alagoas e seis em Sergipe. A SAT também está presente com sua bandeira em revendedores em Goiás e Minas Gerais, com um posto em cada Estado, e mais duas revendas em Tocantins. No Pará a SAT atende principalmente bandeira branca e consumidores finais de grandes volumes.

Além da estratégia de investir no interior de cada estado onde atua, a SAT prioriza cada posto, independentemente do volume. Dessa forma, tem como objetivo melhorar a rentabilidade dos negócios para os revendedores. O grupo, que também atua no setor de transportes, oferece uma série de serviços que fortalecem a parceria com os revendedores. “O SAT Responde” é uma linha direta através da qual o revendedor pode tirar qualquer dúvida sobre o funcionamento e administração do seu estabelecimento.

Fundada em 1996, com sede em Natal, no Rio Grande do Norte, pelo empresário Marcelo Alecrim, a Satélite Distribuidora de Combustíveis integra o grupo Caraú. O grupo conta também com a Caraú Transportes (Transporte de combustíveis e Locação de veículos – Franquia AVIS), SATLub (Fabricação de lubrificantes) e SATPneus (Distribuição de pneus Goodyear).

Recursos humanos

A Satélite Distribuidora de Combustíveis tem como proposta manter a qualidade de vida de seus empregados durante a atividade profissional e após a aposentadoria. Para isso, a empresa é a única distribuidora regional que tem como parceira, desde 2002, a Previdência Privada Petros. A idéia da parceria surgiu a partir da necessidade da SAT de garantir o bem-estar dos colaboradores e dos seus familiares.

Em números de segurados, a distribuidora está em quarto lugar no ranking da Petros. De acordo com o gerente de Recursos Humanos da SAT, Vladimir Barros, “a previdência complementar é cada vez mais uma necessidade para todos os trabalhadores brasileiros”. O funcionário tem a opção de aderir ou não ao plano, mas a empresa orienta que isso seja feito no momento da admissão. Atualmente, a SAT possui mais de 70% dos funcionários beneficiados com a previdência da Petros.

Segundo a parceria, o colaborador que tiver salário real de até R$ 2.833,33 pode fazer uma contribuição mínima de 0,94% do seu salário.

A SAT participa com o mesmo valor, mas paga a taxa de administração do plano. Além disso, o funcionário pode fazer contribuições adicionais de qualquer percentual do seu salário.

Para valores acima, a contribuição é calculada de acordo com arquivo de simulador enviado pela Petros. A Petros, fundada pela Petrobras em julho de 1970, é uma entidade multipatrocinada que administra planos para diferentes patrocinadoras e instituidores. A instituição é pioneira no mercado de previdência complementar brasileiro. (Ângelo Castelo Branco)

kicker: São 470 postos sob a bandeira SAT em treze estados brasileiros

kicker2: Companhia está em quarto lugar no ranking de segurados da Petros

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