JornalCana

São Paulo é referência no uso de biocombustíveis

img2444

A capital paulista conseguiu reduzir as emissões de gases em 57%, e na saúde foram economizados R$ 39 milhões. O resultado foi conquistado graças ao programa de inspeção veicular da cidade de São Paulo, que começou em 2007. Esse tema foi apresentado pelo subsecretário de Energia do Estado de São Paulo, Marco Antônio Mroz, durante o 4º Colloquium SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade, nos dias 26 e 27 de junho, em Piracicaba, SP. Hoje 160 ônibus da capital paulista rodam com uma mistura de 10% de diesel de cana.

Mas até 2020, 100% da frota de veículos públicos (15 mil ônibus) serão movidos a biocombustível e energia renovável, segundo a promessa do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, durante reunião com o C40, grupo que reúne as 58 maiores cidades do mundo, que aconteceu paralelamente ao Rio+20. “Na renovação das concessões podemos impor que o combustível seja limpo”, afirmou Kassab.

Para o professor titular da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp e membro da coordenação do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), Rubens Maciel Filho, São Paulo é referência mundial em fontes renováveis, por isso é preciso desenvolver processos verdes economicamente compatíveis, a exemplo dos fósseis. “O maior desafio é ter uma cultura de aceitação universal. É necessário aceitar que precisamos buscar energias renováveis”, frisou Maciel Filho.

img2445

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram